TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÁGUA SE NÃO CUIDAR VAI FALTAR

Por:   •  27/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.296 Palavras (10 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 10

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO AVANÇADA DE VITÓRIA – IESFAVI

PEDAGOGIA

JOSIELI ALCANTARA ALMEIDA

TÂMISA BARRETO RAMOS

ÁGUA

SE NÃO CUIDAR VAI FALTAR

VITÓRIA

2015

Josieli Alcantara Almeida

Tâmisa Barreto Ramos

ÁGUA

Se não cuidar vai faltar

Trabalho desenvolvido na disciplina de Orientação e Prática de Projetos na Infância como parte de avaliação referente à NP2 do segundo período do curso de pedagogia.

Professor/Orientador: Marcela Lemos Leal Reis

VITÓRIA

2015

Sumário

1

PROJETO ÁGUA        3

2 INTRODUÇÃO        4

3  JUSTIFICATIVA        5

4 OBJETIVO GERAL        6

4.1 OBJETIVO ESPECÍFICO        6

4.2 MATERIAIS        6

5 DESENVOLVIMENTO         7

6 1º AULA – CONHECENDO A ÁGUA 1        8

7 2º AULA – CONHECENDO A ÁGUA 2.        9

8 3º AULA – 02/03 – UTILIDADES DA ÁGUA        10

8.1 4º AULA – 04/03 - O MUNDINHO AZUL        10

9 5º AULA – 09/03 – CICLO DA ÁGUA        11

9.1 6º AULA – 11/03 - PLANTIO        11

10 7º AULA – 16/03 - RECORTES        12

10.1 8º AULA – 18/03 - ATIVIDADES        12

11  CULMINÂNCIA        13

11.1 - AVALIAÇÃO        13

12 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        14

            13 APÊNDICE............................................................................................................15

PROJETO ÁGUA

Se não cuidar vai faltar

Instituição: Crescer com Saber

Equipe: Coordenação, direção e corpo docente.

Duração: Um mês

O projeto “Água, se não cuidar vai faltar” terá duração de um mês com início no dia 22 de fevereiro de 2016 e encerramento no Dia Mundial da Água (22 de março de 2016). O trabalho ocorrerá duas vezes por semana totalizando oito aulas na disciplina Ciências com duração de 1 hora e 30 minutos por dia sempre ao final das manhãs.

Introdução

O Brasil é o país que tem a maior reserva de água doce da Terra, e grande parte da população cresceu com a ideia de que por isso, não deveriam se preocupar com o uso consciente da água. Contudo, nos últimos anos vem-se discutindo sobre o desperdício e a falta de água que tem afetado praticamente toda a população brasileira. Através da escola podemos desenvolver uma proposta socioeducativa e diversificada com a participação ativa das crianças visando o desenvolvimento do pensamento sustentável desde a infância. Dessa forma, gerações futuras poderão atuar como cidadãos mais responsáveis para com a utilização desse bem finito.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) citam a importância de um projeto educacional para a preservação dos recursos naturais. Segundo a perspectiva da PCN, é essencial falar sobre a economia de água abordando hábitos na escola e em casa. Colocando-se o assunto em destaque, as chances de mudança nos hábitos relacionados ao desperdício da água potável tornam-se maiores e mais tangíveis. Sabendo disso, é viável a efetivação de um projeto que vise transformações no cotidiano de cada participante de maneira que as informações ali compartilhadas possam ser repassadas a terceiros.

Portanto, colocando-se a teoria em prática de uma forma lúdica, criativa e com interatividade têm-se como resultado esperado a conscientização infantil sobre o uso, preservação e importância da água. Atrelado a isto, a longo prazo, é viável a ampliação do projeto para maior disseminação dos conceitos sustentáveis que forem pregados.

 Justificativa

"O mundo onde as crianças vivem se constitui em um conjunto de fenômenos naturais e sociais indissociáveis diante do qual elas se mostram curiosas e investigativas" (Referencial Curricular Nacional - Educação Infantil).

O projeto "Água, se não cuidar vai faltar" na escola Crescer com Saber é destinado a alunos do 2º ano do ensino fundamental, e tem como objetivo semear o conhecimento a respeito da água em nosso planeta, pois pretendemos desde a infância cultivar bons hábitos para que no futuro se formem cidadãos conscientes. Além disso, o projeto busca favorecer o diálogo e a troca de informações a respeito do que observamos na natureza.

Também desperta grande curiosidade nas crianças como: Qual é a cor da água? Como se faz gelo? Por quê precisamos de água? A criança tem a oportunidade de criar sua hipóteses.

Objetivo Geral

Trabalhar a importância da água com as crianças conscientizando-as sobre o consumo da água para que possamos assim evitar o desperdício para que possamos obter água para consumir futuramente.

Objetivo Específico

  • Ampliar o conhecimento sobre a água;
  • Informar sobre o desperdício da água;
  • Motivar a fazer o uso consciente da água;
  • Destacar a importância da água para a vida humana, animal e vegetal;
  • Trabalhar o estado físico da água: líquido, sólido e gasoso.

Materiais

  • Água, papel chamex ou filipinho de diversas cores, pastas, cola, tesoura, cartolina, tinta guache, data show, internet (materiais já disponíveis na escola).
  • Pratinhos de papelão (usados em festa)
  • Fotos do planeta terra
  • Terra para plantio
  • Sementes de girassol
  • Fotos ( das utilidades da água, do nosso planeta e a água na natureza)
  • 3 Bacias
  • Jarra
  • Copos
  • Suco (em pó ou garrafinha)
  • Potes de tamanhos diversos e alguns com furos
  • Panela
  • Madeira, isopor, boneca,carrinho, tecido (tamanhos pequenos)
  • Máquina fotográfica

Desenvolvimento

Como descrito acima, o projeto terá duração de um mês. As atividades serão trabalhadas nas quartas e sextas-feiras, totalizando 8 aulas trabalhadas na  disciplina de ciências no horário de 10 horas ás 11 horas e 30 minutos, nas duas turmas de 2° ano da escola Crescer com Saber.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (289.9 Kb)   docx (153.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com