TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Abordagem Comportamental

Por:   •  22/11/2016  •  Dissertação  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  598 Visualizações

Página 1 de 2

ABORADAGEM COMPORTAMEL

Conforme se extrai do módulo dois, o termo em inglês beraviar ou beravior significa comportamento, conduta.

Skinner, escritor e psicólogo, tomando como referências as ideias difundidas pelos filósofos da ciência Percy Bridgeman, Ernest Mach e Jules Henri Poincaré, quanto ao interesse por tecnologias e experimentos, cria maquinários e procedimentos de ensinos, e até um livro relacionado ao tema “Tecnologia de Ensino”.

Skinner como seus inventos, procurava compreender, buscar respostas para o comportamento humano e para o processo de ensino aprendizagem. Em determinado ele chega a produzir discursos confirmando a teoria de Charles Darwin da seleção natural, afirmando que essa teoria poderia ser aplicada no comportamento.

Em 1937 ele formula o Condicionamento Operante em que o organismo atuaria sobre o meio ambiente produzindo consequências, onde o organismo recebe reforços e recompensas. Foi nesse período que ele inventou as “caixas de Skinnes” em que tinham por objetivo o condicionamento operante.

O que é reforço? É uma consequência positiva que seguem uma conduta e que ajudam a reforça-la, a consolida-la. Também é importante destacar o reforço primário, reforço positivo, reforço continuo, reforço vicariante, reforço aleatório.

Alguns desses reforços consistem no uso de estímulos, acrescentado alguma coisa, à recompensa, que são chamados reforços positivos, mas é importante lembrar da existência dos reforços negativos causadores de mal-estar, de punição.

O resultado obtido com os reforços positivos ou negativo é o mesmo, mas é sempre bom optar por reforços positivos, pois estes não causam mal-estar e são eticamente corretos.

Skinner sempre foi contrário ao uso da punição, contudo hoje é muito comum a utilização da punição como meio de reforço, através de movimentos sociais violentos.

Um reforço tem seu valor social, devido tornar uma resposta frequente no repertorio comportamental do indivíduo. O objetivo desse reforço é manter a resposta esperada pelo pesquisador ou professor.

Os pesquisadores da teoria do reforço da psicologia experimental tinham com meta compreender a quantidade necessária de reforço necessária para manter os reforços já atingidos. Em resumo, o reforço permite que a medida que sujeito vai estudando, ele mesmo vá sendo reforçado, indicando a ele seus acertos e erros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (50.3 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com