TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagem comportamental da administração ( teorias de Hawthorne )

Por:   •  11/4/2016  •  Dissertação  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  559 Visualizações

Página 1 de 2

Abordagem comportamental da administração ( teorias de Hawthorne )

O foco  da abordagem comportamental não é com o trabalho em si,  o foco é no próprio trabalhador, na relação que ele tem entre eles e que isso sim será responsável por aumentar a produtividade.

Com base nesse pensamento um cara chamado Elton mayo passou a estudar essa questão do comportamento do trabalhador.

Para um melhor entendimento da abordagem comportamental vou dar um exemplo dessa abordagem na prática!

Elton Mayo foi chamado para fazer uma consultoria por assim dizer em uma fábrica têxtil na Philadelfia, essa fábrica tinha anteriormente contratado um engenheiro para aplicar a engenharia ciêntífica e eles continuaram perdendo em produtividade, a fábrica estava em uma queda de produção. A administração ciêntífica não pode resolver, então Elton Mayo foi chamado, e ao chegar lá ele verificou que a administração ciêntífica fez com que os trabalhadores ficassem mais cansados, cheios de fadiga e isso iria concerteza acabar com a produtividade deles, então ele sugeriu que a administração daquela fábrica em si que eles dessem um pouco mais de tempo de descanso para os trabalhadores , incrívelmente isso aumentou a produtividade dos trabalhadores e diminuiu a rotatividade de funcionários daquela fábrica, então eles perceberam que mesmo tirando um pouco o foco do trabalho e dando mais tempo pra eles descansarem isso fez com que a produtividade aumentasse.

Isso foi o que Elton mayo percebeu e chegou a seguinte conclusão  de que os trabalhadores precisam ser focados, a administração precisa se preocupar mais com as relações humanas, no comportamental deles.

Então começou a nascer essa abordagem comportamental da administração e que hoje você pode ver muito claramente em todas as empresas , por que se a empresa não valorizar o seu funcionário ele não vai fazer um bom trabalho. Essas teorias foram importantes para consolidar o que hoje sabemos muito bem em questão do comportamento dos funcionários das empresas e dos colaboradores de qualquer que seja a empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (79.7 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com