TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Articulação do Filme o Enigma

Por:   •  1/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  818 Palavras (4 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE CATÓLICA SANTA TERESINHA - FCST

 CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA

FRANCISCO FIRMINO JÚNIOR

ISABEL SIMONE DA SILVA PEREIRA LOPES

ARTICULAÇÃO TEÓRICA COM O FILME: “O ENIGMA DE KASPAR HAUSER”

CAICÓ/RN

 2022

FRANCISCO FIRMINO JÚNIOR

ISABEL SIMONE DA SILVA PEREIRA LOPES

ARTICULAÇÃO TEÓRICA COM O FILME: “O ENIGMA DE KASPAR HAUSER”

Trabalho apresentado ao Curso de Bacharelado em Psicologia, da Faculdade Católica Santa Teresinha – FCST, para obtenção parcial de nota. Do componente curricular Psicologia do desenvolvimento da infância e adolescência.

Professor: Prof.º Me. Sebastião Elan dos Santos Lima.

CAICÓ/RN

2022

  1. Identifique no filme o que seria os fatores internos e externos ao desenvolvimento do personagem, enfatizando “plano biológico”, “maturacional”, fatores externos e sociais e como os mesmos afetam na construção física e psíquica do sujeito (2,0 PONTOS)

Percebe-se no filme que o ser humano para se desenvolver depende de diversos aspectos e está inserido e recebendo estímulo do meio. Esse desenvolvimento está relacionado aos aspectos físico-motor, intelectual, afetivo-emocional, entre tantos outros. Os fatores internos que foram marcantes para que o personagem não conseguisse se desenvolver dentro do esperado foram os que estão ligados a hereditariedade que estabelece um grande potencial no processo de desenvolvimento através de estímulos advindos do meio em que o indivíduo está inserido. E pelo fato de o personagem não ter recebido estímulos o mesmo apresentou um comprometimento nos aspectos físico-motor. Em relação aos aspectos intelectual ele não apresentava capacidade de pensar e raciocinar. Na questão afetivo emocional o personagem não tinha recordações e nem experiências do seu cotidiano que pudessem ser lembradas, apenas apresentava um vazio no seu interior assim como também muita tristeza e medo de tudo que era novo pois, sua vivência foi apenas de um ambiente sem estímulos e sem afeto. Já os fatores externos que dificultaram o desenvolvimento do personagem foi o meio em que ele estava inserido, pois o personagem vivia em um ambiente que não tinha contato com pessoas e não recebia estímulos para se desenvolver dentro dos aspectos necessários para um bom desenvolvimento, o meio em que ele se encontrava tinha influências marcantes que alteraram seu comportamento de forma negativa. E como ele não recebia estímulos para conseguir se desenvolver apresentou dificuldades na maturação neurofisiológica, o mesmo não conseguia manusear nenhum objeto por mais simples que fosse. Portanto, os aspectos sociais do indivíduo eram adversas ao comportamento dos outros ao meio que passou a participar, pelo fato de não está inserido em um meio social que exige regras. Sem o convívio social o mesmo se sentia amedrontado e incapaz de se desenvolver diante das possibilidades que estavam surgindo no momento das mudanças de ambiente. Mas diante de tudo que foi orientado pelas pessoas que estavam dispostas a estimulá-lo o personagem passou a acreditar na sua superação e compreendeu o contexto social de uma forma mais clara. Conforme observamos, o desenvolvimento humano é em qualquer momento, um produto da interação contínua e da influência com o meio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (62.2 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com