TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Autoestima E Os Impactos Pós Pandemia Na Adolescência

Por:   •  14/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  3.883 Palavras (16 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1][pic 2][pic 3]

Mantida pela União de Ensino Superior do Vale do Ivaí Ltda - UNESVI

Recredenciada pela Portaria nº 1.345 de 12 de julho de 2019

DANIELE ROSA DE ARRUDA DA SILVA

DANIELLA DOMINGUES PEREIRA FANTUCCI

LEIDIANY APARECIDA DO NASCIMENTO

MAELY BARBOSA DA COSTA

MARIA LUCIANE BARBOSA DE LIMA

ROSELI AP. GODOI RODRIGUES

PAULA POLYANA E SILVA RIBEIRO

AUTOESTIMA E OS IMPACTOS DO PÓS-PANDEMIA NA ADOLESCÊNCIA

IVAIPORÃ

2022

DANIELE ROSA DE ARRUDA DA SILVA

DANIELLA DOMINGUES PEREIRA FANTUCCI

LEIDIANY APARECIDA DO NASCIMENTO

MAELY BARBOSA DA COSTA

MARIA LUCIANE BARBOSA DE LIMA

ROSELI AP. GODOI RODRIGUES

PAULA POLYANA E SILVA RIBEIRO

AUTOESTIMA E OS IMPACTOS DO PÓS-PANDEMIA NA ADOLESCÊNCIA

Relatório Final apresentado à Disciplina de Projeto Integrador II do curso graduação em Psicologia da Faculdade Tecnologia do Vale do Ivaí.

Orientador(a): Profª. Esp.  Vanessa da Silva Gonçalves.

IVAIPORÃ

2022 


Sumário

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        OBJETIVO GERAL        9

3.        OBJETIVOS ESPECÍFICOS        10

4.        MATERIAIS E MÉTODOS        10

5.        RESULTADOS        14

6.        CONCLUSÃO        14

7.        REFERÊNCIAS        14


  1. INTRODUÇÃO

A autoestima tem sido um tema muito pesquisado, porque tem influência em todas as áreas da vida do ser humano. Se a pessoa não está bem consigo mesma, logo, intervirá na sua vida pessoal, bem como na esfera profissional, ocasionando sofrimento e desgaste emocional. De acordo com os estudos relatados de Tucherman, 2019, p. 10, observe a essência da palavra autoestima:

Veja que é composta de dois termos conhecidos: auto, com o sentido de si mesmo, como autodidata (aquela que aprendeu alguma coisa por si própria, sozinha); e estima que significa afeição, amor. Portanto, afeição por si mesmo. Mas o importante é que esse “si mesmo” inclui tudo o que somos.

Deste modo, incluem-se todas as características de uma pessoa, como qualidades e competências, mas ao mesmo tempo reconhecendo, aceitando e tentando lidar com as incompetências e possíveis falhas que a pessoa não aprecia em si mesma. Segundo o dicionário Michaelis online, 2022:

Sentimento de satisfação e contentamento pessoal que experimenta o indivíduo que conhece suas reais qualidades, habilidades e potencialidades positivas e que, portanto, está consciente de seu valor, sente-se seguro com seu modo de ser e confiante em seu desempenho. (Dicionário Michaelis online, 2022).

De acordo com Rosenberg, 1965, “Entende-se por autoestima um conjunto de sentimentos e pensamentos do indivíduo sobre seu próprio valor, competência e adequação, que se reflete em uma atitude positiva ou negativa em relação a si mesmo”. A autoestima é considerada uma das principais propulsoras do desenvolvimento tanto do adulto, quanto do adolescente, Coopersmith (1989) ressalta que o papel da autoestima consiste em seus aspectos valorativos, o que influencia na forma como o indivíduo seleciona suas metas e aceita tanto a si quanto ao outro; bem como projeta suas expectativas para o futuro (Bednar & Peterson, 1995).

Conforme Tucherman, 2019, p. 11, compreende-se que “Autoestima é o sentimento de apreço que o indivíduo tem pela pessoa que ele é em sua totalidade”.  Isto é, a representação da soma de valores que ele atribui ao que sente e pensa, logo, avaliam seu comportamento como positivo ou negativo, é o valor que cada um faz de si próprio.

A temática “Autoestima e os impactos do pós-pandemia na adolescência” foi escolhida por se tratar de um tema com alta demanda nas instituições de ensino da atualidade. Da mesma forma foi a demanda que a coordenadora pedagógica pontuou no Colégio Estadual Barbosa Ferraz, porque os professores estavam percebendo um aumento preocupante de baixa autoestima dos estudantes durante as aulas.  

A população em geral foi afetada com a pandemia, no entanto os adolescentes, por se constituírem de uma fase da vida com maiores instabilidades emocionais, sofreram uma série de consequências psicossociais.

Muitas horas conectadas a smartphones, tablets, computadores, o afastamento do convívio social, menos horas de sono por conta dos excessos de estímulos eletrônicos, a troca de exercícios físicos e exposição ao sol, por muitas horas em frente às telas, foram algumas das causas que os levaram a se sentirem mais angustiados, ansiosos, estressados, comprometendo, portanto, sua autoestima. (Bouer, 2020).

O tema é muito relevante para a sociedade porque o contexto pandêmico tem desencadeado diversos impactos psicológicos e emocionais negativos nos adolescentes que podem não compreender esses sentimentos, por exemplo, estresse, ansiedade, angústia, baixo autoestima, problemas em atividades sociais e depressão. Conforme estudos de Schmitz, Schneider, Branco, Piontkoski, Benetti, Pedrosa e Ferreira, (2022, p.5), “Saúde mental é o termo utilizado para definir o nível de qualidade de vida emocional ou cognitiva de uma pessoa”.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde mental como sendo um estado de bem-estar no qual todo indivíduo realiza seu próprio potencial, onde consegue lidar com os estresses normais da vida, pode trabalhar produtivamente e ainda é capaz de contribuir com sua comunidade. O pós-pandemia está atingindo a saúde emocional dos adolescentes, seja por sentimentos que foram reprimidos anteriormente ou por novos sentimentos que, mesmo não compreendendo em sua totalidade, os fazem sofrer e que pode refletir na autoestima, dificultando o seu estado de bem-estar.  Logo, a pesquisa estará contribuindo para a comunidade científica, pois cada vez há mais a necessidade de estudos relacionados ao sofrimento dos adolescentes pós- pandemia referente à autoestima.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)   pdf (678.5 Kb)   docx (615.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com