TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DINÂMICA CONTEXTO E REFERENCIAL TEÓRICO

Por:   •  29/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.282 Palavras (6 Páginas)  •  536 Visualizações

Página 1 de 6

1. CONTEXTO E REFERENCIAL TEÓRICO

1.1 Contexto

Corporativo.

1.2 Referencial teórico

Integração de equipe.

2. DINÂMICAS E PROPOSTAS

2.1 Dinâmica de abertura: Dinâmica do balão

Objetivo: Cooperação, respeito, valores pessoais e união. Proporcionar a descontração e a integração entre as pessoas, além da análise da relação ganha dentro de um grupo.

Material utilizado: Balões, palitos de dente e barbante.

Desenvolvimento:

a) O coordenador entrega para cada participante um balão e um palito. Em seguida pede para que cada um encha sua bexiga, amarre com o barbante e depois prenda na cintura;

b) Quando todos estiverem prontos, o coordenador pede para que todos se encaminhem para o centro da sala, e para que os participantes enxerguem o balão como sendo o seu maior sonho e diz: “Aquele que me apresentar a bexiga cheia no final ganhará um prêmio”;

c) Geralmente, ao ouvir a ordem todos saem tentando estourar a bexiga um do outro, sendo que seria possível que todos apresentassem suas bexigas para que todos ganhassem o prêmio.

2.2 Dinâmica de desenvolvimento: Fale até queimar

Objetivo: Apresentação, conhecimento do outro, fazer com que todos sintam-se à vontade uns com os outros.

Material Utilizado: Uma caixa de fósforo.

Desenvolvimento:

a. Os participantes se colocam em círculo. Um palito de fósforo não usado é distribuído a cada um;

b. Seguindo uma ordem, na sua vez, é solicitado que o participante risque o fósforo. Enquanto ele estiver aceso, a pessoa diz seu nome, as qualidades e defeitos que possui. Não pode ficar sem falar enquanto o palito estiver aceso e não pode continuar falando depois que o palito apagar;

c. Quando o palito apagar passa a caixa para o próximo, recomeçando até que todos tenham se apresentado.

2.3 Dinâmica de fechamento: Teia da importância

Objetivo: Aproximar aos colaboradores e mostrar que todos eles, independente do cargo e do setor do qual façam parte, são importantes e fundamentais para que a empresa obtenha bons resultados.

Material utilizado: Um rolo de barbante e tesoura.

Desenvolvimento:

a) Os participantes devem se posicionar formando um círculo para que a atividade possa começar;

b) O colaborador que dará início à dinâmica deverá segurar uma ponta do barbante e fazer um breve resumo sobre si, falando seu nome, sua função na empresa e mais alguma informação sobre si que desejar. Então, deverá permanecer segurando a ponta e entregar o rolo para outro colega de maneira aleatória;

c) As apresentações e a passagem do rolo de barbante devem continuar até que a última pessoa tenha participado, ela deverá entregá-lo para aquele que iniciou a atividade. No final, a teia já terá se formado e o organizador deverá pedir que todos observem a formação dessa rede, para que possam falar sobre as lições que obtiveram através do exercício.

3. OBJETIVOS

3.1 Objetivo geral

Oferecer ao grupo uma melhor comunicação, atenção as falhas da mesma e interação, fazendo com que cada pessoa possa participar da dinâmica proporcionando assim uma melhor aproximação e formando novos vínculos aos integrantes do grupo.

3.2 Objetivos específicos

● Proporcionar união entre o grupo;

● Possibilitar com a dinâmica uma explicação sobre falhas na comunicação, com objetivo de melhora dessa comunicação;

● Oferecer uma forma de diversão coletiva em que todos possam participar ativamente em prol do objetivo.

4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

4.1 Entendimento sobre grupos

A psicologia grupal refere-se da necessidade que o indivíduo tem em se agrupar, inicialmente com: família, grupo na escola, creche, cursos, trabalho, religiões, etc. Para Zimerman, grupos são conjuntos de pessoas, que constituem comunidades e sociedades. Já no grupo terapêutico, não formam um grupo propriamente dito, são analisados separadamente. Um exemplo quando compara grupo com uma orquestra antes do concerto são simplesmente músicos, mas no momento que o maestro inicia, cada um tem sua posição, lugar, papel, instrumento. Assim o grupo terapêutico também possui um objetivo e uma organização própria.

Em todos os grupos acontecem fenômenos grupais, tanto espontâneos ou terapêuticos, uma única diferença é que um deles possui um coordenador, onde irá analisar, identificar e trabalhar esses fenômenos com o grupo avaliado. Grupos são importantes para interação entre as pessoas que compartilham os mesmos gostos, ideias, objetivos em comum, onde podem buscar apoio, se sentem seguros e podem expor suas opiniões.

4.2 Dinâmicas de grupo

Aline Ulyssea (2015), explica que “as dinâmicas são instrumentos, ferramentas que estão dentro de um processo de formação e organização, que possibilitam a criação e recriação do conhecimento”.

As dinâmicas têm como objetivo (ULYSSEA, 2015):

● Responder dúvidas sobre o que os alguns participantes sentem, vivem e/ou sofrem;

● Desenvolver melhores caminhos sobre as práticas;

● Integração de equipe;

● Incluir novos elementos que permitem explicar e entender os processos vividos.

O site Significados (2013), explica que:

“O conceito de dinâmica de grupo faz parte da psicologia social e está relacionado com as forças em ação no contexto de um grupo. Qualquer indivíduo se comporta de forma diferente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (48.5 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com