TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Definição do Comportamento

Por:   •  11/10/2016  •  Ensaio  •  265 Palavras (2 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 2

Análise Experimental do Comportamento.

BOTOMÉ, S.P. A definição de comportamento. Texto escrito para o uso e divulgação do Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento, a partir de uma versão de 1980 e ensaios anteriores. 2014.

O comportamento para Skinner pode ser determinado de duas maneiras. Por ações em que um organismo atua, pela interação com o meio e por suas intenções. Estudos recentes mostram que o comportamento é a relação na qual um organismo faz (sua ação, resposta ou atividade) e o ambiente no qual ele realiza (apresenta) essa ação (resposta ou atividade).

Todo o comportamento no entendimento de Skinner é aprendido. Já no entendimento de Watson um único estimulo causaria uma deliberada resposta. Skinner ao contrario afirma que são um conjunto de causas que determinam o efeito (fenômeno). O comportamento de Skinner possui elementos denominados de classes.

As classes de situações antecedentes ocorrem antes ou junto à ação de um organismo. As classes de situações consequentes acontece após a ação de um organismo. E classe de respostas é o que um organismo faz. O que mantem o comportamento ocorrendo é a classe de situações antecedentes, pois a classe de situações consequentes geram sempre situações antecedentes.

O meio ou ambiente é tudo que cerca o organismo, abrangendo o que está dentro do corpo (organismo) que o comporta. Nos modificamos o meio e ele nos modifica. O condicionamento operante de Skinner considera que as consequências de um comportamento podem influenciar a probabilidade deste ocorrer novamente, porque ele opera no meio e provoca modificações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (49.5 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com