TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Entrevista Psicológica: Contexto Organizacional

Por:   •  23/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.354 Palavras (6 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 6

Entrevista Psicológica: Contexto Organizacional 

 

Introdução 

A entrevista psicológica é uma das técnicas mais utilizadas por profissionais de sua área, onde ocorre um diálogo entre o paciente e o profissional. Tem como objetivo coletar informações do entrevistado, ajudando a descrever e avaliar seus aspectos pessoais, podendo até compreender a origem de diferentes problemas que entram no quadro da psicologia. É exercida principalmente nas áreas clínicas e organizacionais. 

Toda entrevista deve visar trazer um benefício ao entrevistado, e coexiste com outros métodos como a observação. Deve ser planejada, e seu tipo varia com seu objetivo. As mais comuns são a estruturada, onde as perguntas são fechadas, a não-estruturada, que tem o roteiro aberto, e a dirigida, onde o entrevistador é livre para orientar o processo. 

A psicologia organizacional é uma área de atuação dentro da psicologia que é voltada para o trabalho em corporações. Seu principal foco é nos recursos humanos da companhia, buscando alinhar os interesses da empresa e as necessidades dos funcionários e colaboradores. A proposta é trazer melhorias na qualidade de vida e condições necessárias para que os profissionais tenham o máximo de produtividade e desempenho. 

A entrevista tem grande importância nessa área, pois pode auxiliar em contratações, para ajudar a descobrir as qualidades dos funcionários, também para avaliar aptidão, interesse, personalidade e habilidades e saber qual a opinião desses sobre a empresa e sobre seus colegas de trabalho. 

 

Roteiro das Perguntas 

 

As perguntas foram elaboradas através dos conhecimentos adquiridos nas aulas de Psicologia Organizacional, pelo conhecimento da área de RH e por entrevistas de emprego. Tem o foco em saber como funciona o trabalho de um profissional da psicologia organizacional, focada na área de recursos humanos, e como afeta a empresa em que está trabalhando. Tinha interesse em como são as relações internas, entre os funcionários e seus líderes de setores, o clima organizacional, eventos e estratégias para melhor interligação entre grupos organizacionais. 

 A entrevista foi não estruturada, com perguntas abertas a discussão da entrevistada. A entrevista foi composta com doze perguntas. (Anexo 1). 

 

Descrição da Entrevista 

 

A entrevista foi feita por meio de uma chamada de vídeo, na parte da tarde do dia 29/04/2020, após ser explicado seu motivo e finalidade. No mesmo dia, antes de ser feita a entrevista foi mandado para a entrevistada o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido para que esta estivesse ciente de quem teria acesso e seu proposito educacional.  

Antes de iniciar a gravação, foi explicado sobre o termo de consentimento, quais pessoas veriam a gravação e o propósito da entrevista. Ocorreram leves mudanças no roteiro de perguntas, apenas para melhor fluidez da conversa. 

A adequação do ambiente físico foi eficaz, em um lugar mais reservado onde barulhos externos não influenciariam e teria privacidade. O fundo era neutro e sem distrações. A postura foi profissional e ética.  

A apresentação foi simples, antes de gravar foi explicado o motivo da entrevista e apresentação entre entrevistadora e entrevistada. O rapport foi positivo, o clima durante a entrevista foi leve e formal, o acolhimento foi agradável e eficiente. A entrevista foi ética, não houveram perguntas antiprofissionais. Os comentários foram coerentes, não houve interrupção para a entrevistada e sua linha de raciocínio. A linguagem foi formal e educada e a entrevista seguiu com bastante fluidez, todas as perguntas sendo respondidas seguidamente e interligadas. O tom de voz foi neutro e compreensível. 

As perguntas foram todas de cunho profissional, focando na carreira e no trabalho da entrevistada, nenhuma entrando em sua privacidade. Foram diretas, e a profissional entendeu todas tranquilamente. 

A abertura foi simples, ocorreu a apresentação da a entrevistada e seu consentimento para a entrevista. A entrevista foi bastante fluida e explicativa. O encerramento também foi simples, ocorreu o agradecimento ao tempo e a dedicação que a profissional concedeu. 

Potencialidades: 

As perguntas foram coerentes e estruturadas, voltadas com o objetivo de compreender o trabalho dos recursos humanos, e a entrevista foi bem conduzida. 

Dificuldades: 

As maiores dificuldades foram o nervosismo durante a apresentação, o que acabou fazendo a entrevista ser rápida, também tendo poucos comentários da parte da entrevistadora. A entrevistada, provavelmente por ter mais experiência, teve mais tempo de fala e acabou dirigindo mais a entrevista. 

  

Analise da entrevista - Igor Nunes Ferreira 

 

O colega estava utilizando tanto o computador quanto o celular para a entrevista, então a câmera acabou não saindo na gravação, assim não teve como avaliar o ambiente. Entretanto não houveram barulhos atrapalhando a entrevista. 

A apresentação foi feita com clareza, explicando o motivo da entrevista e quem iria acessá-la depois. O rapport entre os dois foi bom, tendo uma atmosfera confortável onde todas as perguntas foram respondidas, sem ter momentos ou pausas constrangedoras. Igor conseguiu criar uma boa conexão entre entrevistador e entrevistado. O acolhimento foi eficiente, o entrevistado se sentiu à vontade para responder as perguntas e pareceu ciente do propósito da entrevista. 

Igor tratou o entrevistado com respeito, mas houveram algumas perguntas pessoais que não interferiam muito no propósito, como o estado civil do entrevistado, se ele já tinha saído com algum colega ou se a relação com a família interferia no trabalho. Porém o entrevistado não viu problemas em respondê-las. Houveram poucos comentários, apenas para ajudar o entrevistado a seguir a linha de raciocínio. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (97.4 Kb)   docx (149.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com