TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão do Conhecimento

Por:   •  19/6/2023  •  Artigo  •  285 Palavras (2 Páginas)  •  27 Visualizações

Página 1 de 2

A gestão de conhecimento é um conjunto de práticas, processos e estratégias utilizados por organizações para capturar, armazenar, organizar, compartilhar e utilizar o conhecimento de forma eficiente. Envolve identificar, coletar e analisar informações relevantes, tanto internas quanto externas à organização, para promover a aprendizagem, inovação e tomada de decisões mais informadas.

A gestão de conhecimento busca criar uma cultura organizacional que valoriza e promove a criação, compartilhamento e aplicação do conhecimento. Ela engloba atividades como aquisição de conhecimento, criação de bases de dados e sistemas de informação, estabelecimento de práticas de compartilhamento e colaboração, incentivo à aprendizagem contínua e disseminação do conhecimento tácito e explícito.

Os principais objetivos da gestão de conhecimento são:

1. Capturar e armazenar o conhecimento: Identificar e coletar informações relevantes para a organização, seja por meio de documentos, experiências, lições aprendidas, feedback dos clientes, entre outros, e armazená-los de forma estruturada.

2. Organizar e estruturar o conhecimento: Classificar, categorizar e organizar as informações de maneira que se tornem facilmente acessíveis e recuperáveis quando necessário.

3. Compartilhar o conhecimento: Promover o compartilhamento ativo e efetivo do conhecimento entre os membros da organização, eliminando silos de informação e estimulando a colaboração e a troca de experiências.

4. Aplicar o conhecimento: Utilizar o conhecimento disponível para tomar decisões mais embasadas, resolver problemas, promover a inovação e melhorar os processos e resultados organizacionais.

5. Fomentar a aprendizagem contínua: Estimular uma cultura de aprendizado constante, em que os colaboradores estejam engajados em buscar, adquirir e aplicar novos conhecimentos para o desenvolvimento pessoal e organizacional.

A gestão de conhecimento é essencial para garantir a sustentabilidade e competitividade das organizações, pois permite a criação de vantagens estratégicas por meio da utilização eficiente do conhecimento existente e da capacidade de aprendizado e adaptação às mudanças do ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (34.8 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com