TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFLUÊNCIA FAMILIAR NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS NO ÂMBITO ESCOLAR

Por:   •  21/11/2018  •  Monografia  •  11.047 Palavras (45 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 45

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Dourados

2016

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

nome do(s) autor(es) em ordem alfabética

a influência familiar no desenvolvimento de crianças no âmbito escolar

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdades Anhanguera, como requisito parcial para a obtenção do título de graduado em Psicologia

Aprovado em: __/__/____

BANCA EXAMINADORA

Prof(ª). Titulação Nome do Professor(a)

Prof(ª). Titulação Nome do Professor(a)

Prof(ª). Titulação Nome do Professor(a)


Dedico este trabalho a todos que contribuíram direta e indiretamente, para meu crescimento pessoal e profissional, e na elaboração deste trabalho.


AGRADECIMENTOS

Agradeço em primeiro lugar à Deus, por ser o autor da minha vida, por me guiar, e abençoar até este momento, sempre me mostrando o caminho certo a percorrer, pelas conquistas que me proporcionou, pela família que me concedeu, pelos amigos que conquistei.

À minha mãe Tânia Bueno por todo cuidado e carinho, a minha avó Luzia Bueno por todo incentivo e amor, ao meu padrasto José Dione por acreditar em mim, ao meu avô José Francisco (In Memoriam) pela educação que pode me transmitir, por estar sempre presente em minhas lembranças, por ser exemplo de honestidade e carácter, ao namorado Carlos Moura, por toda ajuda recebida nos momentos de dificuldade.

À toda a Escola Municipal Bernardina Corrêa de Almeida, pois foi na mesma que aprendi a amar, a educação e a psicologia unidas, de maneira ater um olhar e escuta voltados as crianças, de forma especial a coordenadora Eliane Triches, professora regente Angela Albertoni e a diretora Rose Nolasco, por todo conhece transmitido, todo o auxílio, carinho, dedicação e experiência profissional transmitidos.

Aos metres iluminados de sabedoria, que por amor a psicologia e por educar, transformam-se em professores/ tutores. Os meus mais profundos e sinceros agradecimentos a cada um, por cada conquista que a transição de conhecimento me proporcionou. Em especial ao coordenador e professor Roberto Padim Silveira, pela paciência e bom humor que esteve presente durante toda a caminhada acadêmica.  A Amanda Bissacotti Bonilla, pelas sábias palavras e por acalmar minha ansiedade durante a realização de estágios.


RESUMO

O presente trabalho buscou compreender, as melhores formas de aprendizado no âmbito escolar, a aproximação da família com a escola se apresentam como uma ótima estratégia para auxiliar durante o processo de desenvolvimento escolar. Escola e família constituem dois contextos de desenvolvimento fundamentais para a trajetória estudantil. A integração entre esses dois contextos é destacada como uma integração necessária e importante a ser realizada. Este artigo destaca a importância da aproximação da família com a escola e como essa relação pode influenciar no desenvolvimento escolar da criança. Estes fatores podem interferir na intensidade com que os pais e professores interajam de forma a beneficiar o aluno. A metodologia utilizada é uma revisão bibliográfica de livros, artigos e trabalhos científicos encontrados em sites acadêmicos, os quais pertencem a temas direcionados a mesma linha de atuação do psicólogo, que serão desenvolvidos neste trabalho. Por meio dos estudos realizados observa-se a importância e a influência que a família tem no aprendizado do aluno.

Palavras-chave: Integração Família Escola; Influência Familiar; Criança; Âmbito Escolar.


ABSTRACT

The present work sought to understand the best ways of learning in the school context, the approach of the family to the school are presented as an excellent strategy to help during the school development process. School and family constitute two fundamental development contexts for the student trajectory. The integration between these two contexts is highlighted as a necessary and important integration to be realized. This article highlights the importance of the family's approach to school and how this relationship can influence the school development of the child. These factors may interfere with the intensity with which parents and teachers interact to benefit the student. The methodology used is a bibliographical review of books, articles and scientific works found in academic sites, which belong to themes directed to the same line of action of the psychologist, which will be developed in this work. Through the studies carried out, we observe the importance and the influence that the family has on the student's learning.

Key-words: Integration Family School; Family Influence; Child; School level.

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

APM        Associação de Pais e Mestres

CF         Constituição Federal

ECA        Estatuto da Criança e Adolescentes

LDB        Lei de Diretrizes e Bases da Educação

PNE        Plano Nacional de Educação

 

        

         


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        13

1.1 PROBLEMA DE PESQUISA...............................................................................14

1.2 OBJETIVOS DO TRABALHO.............................................................................14

1.3 OBJETIVOS ESPECIFICOS...............................................................................14

2        A RELAÇÃO FAMILIAR NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO e de aprendizagem DA CRIANÇA        15

2.1 A SEPARAÇÃO CONJUGAL E O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA.............................................................................................................17 

3        A MOTIVAÇÃO FAMILIAR QUE ENSINA        23

4        INTEGRAÇÃO ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA        31

CONsiderações finais        38

...

Baixar como (para membros premium)  txt (75.3 Kb)   pdf (387.4 Kb)   docx (62.7 Kb)  
Continuar por mais 44 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com