TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Invenção da psicanalise

Por:   •  6/3/2018  •  Resenha  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 2

A INVENÇÃO DA PSICANÁLISE

É um documentário produzido por Elizabeth Roudinesco e Peter Gay, biografo de Freud, que retrata a vida de Freud, o início da psicanálise e a consolidação da psicanálise Freudiana e as ramificações mais importantes que houveram a partir daí, Jung, Lacan, Melanie Klein, Winicot...

O filme nos mostra o inicio das crenças de Freud para a cura das histéricas através da hipnose, por esse método, durante as seções de hipnose ele conseguia atenuar significativamente os sintomas da histeria. Então Freud partiu de Viena para Paris e foi entender as técnicas utilizadas por Charcot para melhor desenvolver a hipnose. Em seu retorno a Viena, Freud percebeu que suas pacientes ao retornar na hipnose de nada lembravam e seus quadros não tinham quaisquer avanço, isso fez com que ele abandonasse esse método.

Ao conhecer o médico Breur, Freud se interessou por uma paciente dele de nome Anna O., uma jovem inteligente, que desenvolveu a histeria e que Breur a tratava através da escuta da palavra. Em seu consultório, Freud passa por uma experiência com uma paciente que durante o tratamento pede a ele somente para escutá-la, a partir daí ele abandona a hipnose e começa a utilizar o método terapêutico focado na comunicação.

A partir daí, Freud vai apresentando suas teorias sobre a importância da sexualidade no desenvolvimento psíquico, e sua relação com a infância.

Freud apresenta a teoria do aparelho psíquico e algum tempo depois o complexo de Édipo, na época ele chocou a sociedade que não aceitou bem a apresentação da sexualidade ligada a fase infantil

Durante todo o filme, o contexto familiar, político e social, fica muito claro nas influências dos estudos de Freud. Ele é apresentado com uma personalidade inflexível, ambicioso e muito determinado.

Seu publico em geral era a classe média alta, e ele dividia pensamentos com grandes interessados no assunto, afim de melhor desenvolver suas teorias.

Judeu de nascença sofreu com o nazismo e teve que abandonar a Austría, país que ele declarava que detestava, mudou-se para Paris. Durante sua vida perdeu pessoas importantes, como a filha, seu neto preferido entre outros e descumpriu uma regra criada por ele mesmo, nunca analisar pessoas conhecidas. Analisou sua filha Ana Freud, única seguidora da psicanálise como ele, e fez dela, segundo seu biografo, seu alter ego.

Desenvolveu um câncer de boca e conviveu com ele durante 16 anos, ao final pediu ao seu médico para terminar com seu sofrimento.

Seu legado continua nos dias de hoje, e qualquer linha da psicanálise atual parte sempre da comparação ou desenvolvimento da linha de Freud.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (41.3 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com