TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Matemática e o Espacial as Inteligências Pessoais

Por:   •  22/7/2020  •  Trabalho acadêmico  •  692 Palavras (3 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 3

JESSYCA LENNYS LIBÓRIO MARQUES

RA 8040586

PORTFÓLIO

Análise das conexões: A Matemática e o Espacial; A Matemática e as Inteligências Pessoais; A Matemática e o Musical.

Atividade referente à disciplina de

Desenvolvimento Cognitivo e Processamento Lógico/Matemático,

sob orientação da professora Juliana Brassolatti Gonçalves.

Boa Vista

Maio – 2020

A MATEMÁTICA E O ESPACIAL

As crianças que se enquadram na conexão da Matemática e o Espacial, possuem características como: facilidade para indicar trajetos, ler gráficos, mapas, aprecia figuras e cria imagens, gosta de construir maquetes, movimenta-se bem entre objetos e espaços e absorve conceitos de geometria. Com base nessas características, escolhi dois jogos.

1. BATALHA NAVAL.

Neste jogo, a criança precisa reproduzir com barbante ou liga a formas geométricas.

Relação com a matemática: Neste jogo a criança aprende sobre o sentido de localização, conhece e reproduz figuras geométricas, desenvolve a coordenação motora e a visualização mental.

2. DOMINÓ DAS FIGURAS GEOMÉTRICAS

Neste jogo, as crianças precisam reconhecer e associar as imagens das figuras geométricas com objetos do cotiano.

Relação com a matemática: figuras geométricas, desenvolvimento do raciocínio lógico, sequência lógica, coordenação motora e convivência em grupo.

A MATEMÁTICA E AS INTELIGÊNCIAS PESSOAIS

As inteligências pessoais estão divididas em Interpessoal e Intrapessoal. Algumas das características de crianças com habilidades interpessoais são: habilidades para mediar conflitos e organizar grupos, empatia, gosta de cooperar e relaciona-se bem. Já a intrapessoal é a competência de se auto conhecer, lidar com suas próprias emoções, sentimentos, qualidades, e saber reconhecer seus próprios limites, medos e metas.

Sendo assim, escolhi duas dinâmicas para realizar em grupo.

1. CONFECÇÃO DE QUEBRA- CABEÇA

Nesse jogo formaremos um grupo de 4 crianças para confeccionarem com folhas de papel um quebra-cabeça que contenha números de 1 até 10, desenhem, escrevam representando os numerais individualmente. O líder do grupo destinará a divisão de tarefas, decidindo quem irá apenas desenhar, escrever os numerais, quem irá colorir e recortar. Após a execução da atividade e o quebra-cabeça estiver pronto, o objetivo do jogo é associar os números a quantidade.

Relação com a matemática: memória visual, coordenação motora, cores, sequência numérica, associação de imagens, relação a quantidade, interação social, trabalho em equipe, divisão de tarefas, raciocínio lógico e percepção.

2. JOGO DAS TAMPINHAS

Nesse jogo utilizaremos botões de 4 cores e recipientes das cores correspondentes. O professor colocará 1, 2,3 ou 4 tampinhas em cada recipiente. Escolherá através de cartões com número e fazer um sorteio. Um exemplo, no sorteio tirei o número 5, a criança precisará completar com as tampinhas a quantidade correspondente ao numeral sorteado. Esse jogo foi elaborado para a conexão de matemática e inteligência intrapessoal, pois a criança brinca sozinha.

Relação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (46.1 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com