TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Modificação de Comportamento

Por:   •  23/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.414 Palavras (10 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 10

Modificacao de comportamento[pic 1]

Resumo Capitulo 01

[pic 2]

Definição de comportamento

O comportamento humano é o tema da modificação do comportamento. Comportamento é o que as pessoas fazem e dizem, as características que definem o comportamento :

Comportamento envolve ações de uma pessoa, o que ela faz o diz, é descrito com verbos de ação, e não é uma característica estática da pessoa. Se você disser que uma pessoa costuma estar com raiva, não estará identificado o comportamento dela, você simplesmente a rotulou, se distinguir o que a pessoa diz ou faz quando esta com raiva, então terão identificado seu comportamento.

Comportamentos têm dimensões que podem ser medidas. Você pode medir a freqüência de um comportamento; ou seja pode contar o numero de vezes que o comportamento ocorreu. É possível medir a duração de um comportamento ou o tempo decorrido desde quando uma instância de comportamento começa ate terminar. Medir a intensidade de um comportamento ou a força física envolvida do comportamento, pode medir a velocidade do comportamento ou a latência de algum evento desde o início de um comportamento. Freqüência, duração, intensidade e latência são dimensões de um comportamento, uma dimensão é um aspecto mensurável do comportamento.

Comportamentos podem ser observados, descritos e registrados por outros ou pela pessoa envolvida no comportamento, uma vez que um comportamento é uma ação.

Comportamentos têm impacto no meio ambiente, incluindo o ambiente físico ou social, às vezes o efeito de um comportamento no ambiente não é evidente, outras o efeito afeta somente a pessoa que se envolve no comportamento, no entanto, todo comportamento humano opera de alguma maneira no meio físico ou social, independente de estarmos conscientes de seu impacto.

O comportamento é legitimado, isto é sua ocorrência é sistematicamente influenciada por eventos ambientais você pode alterar os eventos no ambiente para modificar o comportamento.

Comportamento evidente é uma ação que pode ser observada e registrada por uma pessoa diferente daquela que se envolve no comportamento, comportamento oculto, também chamados de eventos privados (Skinner ,1974) por exemplo, pensar não pode ser observado e registrado por outra pessoa. Modificação de comportamento se concentra principalmente em comportamentos evidentes e observáveis.

[pic 3]

Características do comportamento

Comportamento é o que as pessoas fazem e dizem.

Comportamento tem dimensões que podem ser medidas.

Comportamentos podem ser observados, descritos e registrados.

Comportamentos têm impacto no ambiente.

Comportamento é legitimado.

Comportamentos podem ser evidentes ou ocultos


Modificação de comportamento

 Definição

Analisar

Significa identificar a relação funcional entre eventos ambientais e um comportamento particular a fim de entender as razões do comportamento ou determinar porque uma pessoa se comportou de determinada maneira.

Modificar

Significa desenvolver e implementar procedimentos para ajudar as pessoas a mudar seu comportamento, envolve alterar eventos ambientais de forma a influenciar o comportamento.

Características da modificação do comportamento

Foco no comportamento 

Modificação do comportamento não é utilizada para alterar o autismo (rotulo), é empregada para modificar os problemas de comportamento exibidos por crianças com autismo, comportamento-alvo é o comportamento a ser modificado, excesso comportamental é um comportamento-alvo indesejável cuja freqüência, duração ou intensidade uma pessoa quer diminuir (fumar), déficit comportamental é um comportamento-alvo desejável cuja freqüência, duração ou intensidade uma pessoa quer aumentar (Musculação).

Orientação pela teoria e filosofia do behaviorismo

A estrutura teórica da modificação do comportamento é o behaviorismo de Skinner, os princípios fundamentais do behaviorismo são que o comportamento é legitimado e controlado por eventos ambientais que ocorrem em relação temporal próximo ao comportamento.

Procedimentos baseados em princípios comportamentais

Modificação do comportamento é aplicada com princípios básicos derivada de pesquisas experimentais feitas com animais (Skinner), analise experimental do comportamento ou analise do comportamento é o estudo cientifico do comportamento (Skinner), o estudo cientifico do comportamento humano para ajudar pessoas a mudarem o comportamento de maneira significativa é chamado de analise do comportamento aplicada (Baer,Wolf e Risley)

Ênfase em eventos ambientais atuais

O comportamento humano é controlado por eventos no ambiente imediato, e o objetivo da modificação do comportamento é identificar tais eventos, uma vez identificadas essas variáveis do controle, são alteradas para modificar o comportamento. O rotulo (autismo ex.) não pode ser a causa do comportamento, porque o rotulo não existe como uma entidade física ou evento, as causas do comportamento devem ser encontradas no ambientes (incluindo a biologia da criança).

Descrição precisa dos procedimentos de modificação do comportamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (168.5 Kb)   docx (25.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com