TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Motivação Como Processo Psicologico

Por:   •  20/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.072 Palavras (9 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

BACHARELADO EM PSICOLOGIA

JÉSSICA AMORIM SILVA DUARTE - RA: T818109

MOTIVAÇÃO COMO PROCESSO PSICOLÓGICO BÁSICO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

JUNDIAÍ - SP

2022[pic 1]

 JÉSSICA AMORIM SILVA DUARTE - RA: T818109

 

MOTIVAÇÃO COMO PROCESSO PSICOLÓGICO BÁSICO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Trabalho apresentado no curso de Bacharelado em Psicologia, como requisito da disciplina Atividades Práticas Supervisionadas, como nota semestral.

JUNDIAÍ - SP

2022

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        OBJETIVO        5

3.        METODOLOGIA        5

4.        DESENVOLVIMENTO        5

4.1.        Motivação Intrínseca        6

4.2.        Motivação Extrínseca        6

5.        MOTIVAÇÃO NA APRENDIZAGEM        6

6.        MOTIVAÇÃO NO TRABALHO        7

7.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        8

REFERÊNCIAS        10

  1. INTRODUÇÃO

Como um processo psicológico fundamental, a motivação pode ser descrita como uma ação de longa duração direcionada a objetivos que é alimentada por uma variedade de necessidades, emoções, valores, objetivos e expectativas (SALANOVA, HONTANGAS E PEIRÓ, 1996, p. 216).

A palavra "motivação" evoluiu da palavra latina "movere", assumindo o significado de "qualquer coisa que possa mover", "tudo o que causa ou determina alguma coisa" ou mesmo "o propósito ou justificação de uma ação". Começou por estar ligado a vários outros conceitos, tais como realização, desejo, energia, recompensas, necessidades, valores e trabalho em equipa (ZANELLI, BORGES ANDRADE & BASTOS, 2004).

Segundo Simpson (1993), motivação é tudo o que leva as pessoas a realizar qualquer ação. Em outras palavras, é o que os motiva a se comprometerem de todo o coração, vigor e energia com o que fazem.

Essa ideia é apoiada por Adyasha (2013), que define a motivação como "algo dentro de uma pessoa que impulsiona a ação", acreditava que a motivação no trabalho é uma combinação de forças energéticas que se originam tanto dentro quanto fora do indivíduo.

Segundo Júnior e Oliveira (2009), motivação é o conjunto de fatores psicológicos que interagem para influenciar o comportamento de uma pessoa. Esses autores sugerem que este é apenas um processo interno e psicológico. Um processo psicológico fundamental que é reconhecido como sendo crucial para a explicação do comportamento. Existem inúmeras definições de motivação, mas a maioria delas inclui palavras como "vontade", "querer", "desejos", "finalidade", "objetivos", "necessidades" e "incentivos" (TELLA et al., 2007).

De acordo com várias teorias psicológicas, a motivação é uma atividade mental muito complexa que não é observada diretamente. Para entender as muitas ações e reações do indivíduo, é crucial ter uma compreensão completa desse fenômeno complicado.

  1. OBJETIVO

O objetivo principal do presente estudo é avaliar a produção acadêmica relacionada ao tema da motivação no contexto da aprendizagem e nos contextos organizacionais.

  1. METODOLOGIA

O presente trabalho descreve-se como uma revisão bibliográfica sobre o tema motivação. A primeira fonte de dados consultada foi a Scientific Electronic Library Online (SciELO). Posteriormente, foi visitado o site da Periódicos Eletrônicos de Psicologia (PePSIC).

Optou-se pela escolha de artigos e livros que focassem em como a motivação opera tanto no âmbito educacional quanto no profissional. Não houve restrições quanto ao período de publicação em um esforço para acomodar um número maior de manuscritos.

  1. DESENVOLVIMENTO

Considerando a complexidade do ser humano e como os indivíduos diferem uns dos outros, incluindo as características genéticas inatas de uma pessoa e suas experiências de vida, tanto pessoais quanto coletivas. Torna-se urgente rever algumas ideias que vêm sendo fortalecidas pela cultura popular e frequentemente pelos acadêmicos. Nessa situação, a motivação humana pode ser categorizada como uma delas.

Dado que existem numerosos exemplos de hoje que retratam com precisão as expectativas díspares entre os indivíduos, os pesquisadores estão se voltando para o estudo dos padrões motivacionais no comportamento. Isso é demonstrado pelas muitas maneiras de buscar objetivos motivacionais e os métodos operacionais para persegui-los. Fortalecendo a compreensão das muitas dimensões e variações da motivação humana (BERGAMINI, 2002).

Inúmeras teorias tentam explicar por que as pessoas são motivadas a aprender, mas dois conceitos, a motivação extrínseca e intrínseca, são fundamentais para essa compreensão.

Segundo alguns autores, a motivação pode ser vista como um tipo de energia que impulsiona alguém em uma direção específica, algo interno à pessoa que faz com que ela busque a realização. Nesse sentido, a motivação seria subjetiva, ou seja, seria algo interno à pessoa (OLIVEIRA; ALVES, 2005).

  1. Motivação Intrínseca: Comportamentos estimulados pelo prazer que o trabalho em si origina na pessoa que o realiza, sem o intuito de obter uma determinada consequência, isto é, reflete a propensão humana e natural para aprender.
  2. Motivação Extrínseca: Comportamentos resultantes da intenção da pessoa atingir determinada recompensa (social ou material) ou evitar alguma forma de punição.

De acordo com Leboyer (2001), estar motivado é fundamentalmente ter um objetivo, decidir fazer um esforço para alcançá-lo e perseverar nesse esforço até que o objetivo seja alcançado. A motivação está relacionada ao sistema cognitivo porque faz com que o indivíduo tenha o desejo de agir e fazer algo bem feito. As faixas de motivação dependem das variações desses fatores, bem como de como eles interagem com os fatores que influenciam o desempenho, como aptidões, personalidades, conhecimento e competitividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (110.2 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com