TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Neurociência do Comportamento

Por:   •  16/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.481 Palavras (10 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 10

Mas que trabalho lindo :) Excelente!!

nota: 10,0


[pic 1]

Anhanguera Educacional Bacharelado em Psicologia

Letícia Rodrigues da Silva Lúcia Monferron Pires

Raissa Desirée Félix Thebaldi Barbosa Simone Cristina Alves Valerio Thaís Correa da Silva Moreira

Vitor Cucolo

A NEUROCIÊNCIA DO COMPORTAMENTO HUMANO

CAMPINAS - SP 2022

Letícia Rodrigues da Silva – RA 344504137005 Lúcia Monferron Pires – RA 396486237005

Raissa Desirée Félix Thebaldi Barbosa – RA 398221837005 Simone Cristina Alves Valerio – RA 398869137005 Thaís Correa da Silva Moreira – RA 395286037005

Vitor Cucolo – RA 395510637005

A NEUROCIÊNCIA DO COMPORTAMENTO HUMANO

Trabalho apresentado à disciplina de Neuroanatomofisiologia do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera Educacional Campinas.

Professor: Eduardo Pedroso

CAMPINAS - SP 2022

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        4

  1. COMPORTAMENTO SEXUAL        5
  1. FOME        6
  1. SEDE        7
  1. APRENDIZAGEM        8
  1. INTELIGÊNCIA        9
  1. LINGUAGEM        10
  1. NEUROCIÊNCIA DA MEMÓRIA        11
  2. EMOÇÕES                                                      12 10.                SONO DE ACORDO COM A NEUROCIÊNCIA        13

11.        REFERÊNCIAS        14

  1. INTRODUÇÃO

Sabemos que as respostas ocasionadas pelo ambiente (estímulos) nos provocam diferentes comportamentos, como por exemplo fome, sede, sono, comportamento sexual e as mais variadas emoções, sendo assim estimulam áreas diferentes de nosso cérebro. Nossas estruturas cerebrais demonstram com clareza suas funções específicas evidenciando um funcionamento estruturado de nosso principal órgão.

Não apenas há comportamentos reflexos que nossas funções cerebrais estão associadas, mas também uma parte importante em nossos comportamentos operantes de aprendizagem, inteligência, linguagem e memória. O fato é que a ciência sempre foi intrigada em entender como certas partes e quais partes do cérebro são responsáveis por determinados comportamentos.

Associações importantes podem ser feitas conhecendo seu funcionamento, como por exemplo, podem ser previstos possíveis consequências de um AVC isquêmico sabendo, claro, a região afetada, prever comportamentos e transtornos para um melhor tratamento ou até mesmo exercitar certas regiões para um melhor desenvolvimento.

Dessa maneira estão reunidos aqui alguns comportamentos e as áreas, nervos cerebrais e neurotransmissores responsáveis por eles para um melhor entendimento e estudo da neuroanatomia, respondendo às duas questões proposta pelo professo Eduardo Pedroso, a saber: quais os neurotransmissores e quais áreas do cérebro estão envolvidos no comportamento sexual, na fome, sede, na aprendizagem, inteligência, na linguagem, memória, nas emoções e sono.

  1. COMPORTAMENTO SEXUAL

A ocitocina tem como função ser um hormônio e também um neurotransmissor. Acontece no hipotálamo e age como identificação social, vínculo e reprodução sexual. A serotonina exerce um papel de extrema importância no ajuste da ansiedade, humor, sono, apetite e libido.

Assim que acontece o orgasmo é produzido no cérebro diversos hormônios e neurotransmissores diferentes, produzindo ali a dopamina, que está associada ao prazer, desejo e encorajamento.

No cérebro, então são compostos o sistema límbico e o núcleo accumbens (é a principal estrutura do Estriado Ventral), cujos neurônios têm inúmeros receptores para o neurotransmissor dopamina.

  1. FOME

Através de neuroreguladores e neurotransmissores é que o sistema nervoso central controla a ingestão de alimentos e gastos calóricos.

A amígdala e o córtex pré frontal, que são estruturas límbico-corticais, ajudam também a modular a ingestão alimentar, mandando uma resposta ao hipotálamo lateral sobre a qualidade e aspectos do alimento.

Os principais neurotransmissores da fome são a serotonina, e os hormônios leptina, grelina e insulina.

A serotonina, produzida no tronco encefálico é responsável entre outras coisas pela sensação de saciedade, controlando a Fome por diversos receptores, que com        o        aumento        do        aminoácido        triptofano,        melhora        a        ação        de        neurônios serotonérgicos, diminuindo a ingestão de doces e trazendo a sensação de saciedade.

A Grelina sinaliza ao cérebro a sensação de fome, ela é um hormônio produzido pelo intestino e estômago.

Insulina e leptina podem através de outros sinais estimular ou inibir a alimentação.

  1. SEDE

A sensação de secura na boca e a vontade de beber água (ou qualquer outro líquido) se deve a ação das glândulas situadas ao longo da língua, O responsável por essa ação está na região do encéfalo - o hipotálamo.

De estrutura pequena, lembrando o tamanho de uma amêndoa, fica sob o tálamo e sua função entre tantas, regula o aumento ou diminuição do apetite, pressão arterial, temperatura, controle da sede e conservação da água no organismo. Também considerado como elo entre o sistema nervoso e o sistema endócrino. O neurotransmissor responsável por toda essa comunicação e regulação é a histamina que também age no equilíbrio do ciclo do sono, e a resposta à inflamação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (432.8 Kb)   docx (332 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com