TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A OTIMIZAÇÃO DO FUNCIONAMENTO

Por:   •  11/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 3

  1. INTRODUÇÃO

      Mnemônico é um conjunto de técnicas utilizadas para auxiliar o processo de memorização. Consiste na elaboração de suportes como os esquemas, gráficos, símbolos, palavras ou frases relacionadas com o assunto que se pretende memorizar. Recorrer a esses suportes promove uma rápida associação e permite uma melhor assimilação do conteúdo.

      Está comprovado que a memória humana armazena informações com mais facilidade quando estas são associadas a sequências organizadas e simples que vão ajudar a gravar eficazmente os dados. Os mnemônicos podem ser criados livremente, desde que façam sentido para quem memoriza. Caso seja uma sequência complicada, o resultado não será eficaz.

  1. TIPO DE MEMÓRIA

 

      Existem três tipos de memória: sensorial, á curto prazo e á longo prazo.

Memória á curto prazo: este tipo de memória retém informação durante um período limitado de tempo, podendo ser esquecida ou passar para a memória de longo prazo. Na memória á curto prazo pode-se distinguir duas memórias: memória imediata e memória de trabalho.

  1.  OBJETIVO

     Avaliar por quanto tempo a informação fica retida na memória de curto prazo dos indivíduos, que, serão categorizados por idade.

  1. MÉTODO

     São 10 participantes escolhidos aleatoriamente, idades distintas, homens e mulheres, diferentes classes sociais. Durante a aplicação do teste, foi solicitado que cada sujeito repetisse três trigramas ditos pelos pesquisadores após uma escala de tempo, que durante o tempo estipulado, contasse uma sequencia numérica tripla decrescente a partir do número 399.  

4.1 PASSO A PASSO:

      Apresente ao sujeito as seguintes trigramas:

  • KLC - Informar a sequencia e cronometrar 3 segundos, após a contagem numérica pulando de 3 em 3 decrescentemente (exe.: 399,397,394...) até os segundos estipulados, e solicitar  que o sujeito repita o trigrama
  • MDB - Informar a sequencia acima e cronometrar 9 segundos, após a contagem numérica pulando de 3 em 3 decrescentemente (exe.: 399,397,394...) até os segundos estipulados, e solicitar  que o sujeito repita trigrama.
  • FGK - Informar a sequencia acima e cronometrar 18 segundos, após a contagem numérica pulando de 3 em 3 decrescentemente (exe.: 399,397,394...) até os segundos estipulados, e solicitar  que o sujeito repita trigrama.

    Observar o resultado das 10 amostras, e mensurar a porcentagem de acertos e erros de acordo com a trigrama e o tempo estipulado.

      5.  RESULTADOS

[pic 1]

6. CONCLUSÃO

Esta amostra nos revela que, 90% das pessoas que participaram da pesquisa, conseguiram memorizar o primeiro trigrama apresentado no intervalo de três segundos, 80% memorizou o segundo trigrama no intervalo de nove segundos e apenas 40% dos indivíduos participantes conseguiram memorizar o trigrama no intervalo e dezoito segundos. Conclui-se que quanto menor intervalo de tempo mais fácil é a retenção na memória de curto prazo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (125.9 Kb)   docx (313.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com