TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia do Cotidiano

Por:   •  28/4/2016  •  Resenha  •  1.741 Palavras (7 Páginas)  •  1.777 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO DE PSICOLOGIA

PSICOLOGIA DO COTIDIANO

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÕES

JOMARA DA COSTARAMOS

C313343

GOIÂNIA – 2016

JOMARA DA COSTA RAMOS

C313343

PSICOLOGIA DO COTIDIANO

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÕES

Relatório de atividades didáticas das aulas de Psicologia do Cotidiano sobre Observações, a quem será apresentado a professora Júlia Melo como atividade prática do curso de Psicologia da Universidade Paulista, Campus Goiânia.

Goiânia – 2016

OBSERVAÇÃO 1.

Foi observado no intervalo de aulas da Faculdade Unip, no bloco D, na área do refeitório várias conversas e relações, assuntos e pessoas.

Levando em conta o momento politico e econômico observei uma cena específica e a relatei.

Em uma mesa sentava-se uns seis estudantes (não consegui identificar o curso que estavam fazendo somente na observação), eles falavam sobre filmar, todos estavam com celulares na mão, vestiam jeans e blusa normal (não se vestiam iguais), todos incentivavam uma moça a fazer algo quando de repente aparentemente ela se encheu de coragem, os outros afastaram com os celulares posicionados em ponto para filmar, a moça sobe na cadeira do refeitório, da um grito como se estivesse pedindo atenção dos estudantes naquele ambiente, os colegas riem compulsivamente.

As pessoas que estavam em volta dela olharam para ela com expressões meio assustadas, ignorando sua atitude e de uma certa forma pareciam reprova-la, era como se dissessem: - O que essa louca esta fazendo? (Seus olhares quase falavam, as expressões em seus rostos não podia esconder essa frase que estava quase audível).

Quando a moça percebe que ela era o centro das atenções posiciona a coluna, coloca a mão direita em direção ao peito e começa a cantar o Hino Nacional Brasileiro, os colegas tentam ajudar cantando junto para causar um “efeito onda” onde um começa e os outros acompanham porém por algum motivo ela é completamente ignorada por todos que estavam sentados, nem uma pessoa se quer levantou e cantou com eles o saudoso Hino Nacional Brasileiro.

Ela desce da cadeira rindo com os colegas mas desta vez uma risada que parecia ser sem graça, com um ar de vergonha, os colegas como que criticando (os mesmo que pareciam ter incentivado inicialmente) riam sem parar.

Uns checavam se tudo foi capturado pelas câmeras, outros a abraçavam, riam tentavam dar seu “apoio moral” dizendo algo no ouvido dela. Todos os outros que estavam no refeitório continuaram suas conversas, suas vidas como se nada estivesse acontecido.

OBSERVAÇÃO 2.

        Em uma manhã de terça-feira duas moças estavam conversando aparentemente calmamente em um carro modelo GOL branco no Setor Universitário próximo a Área 1 da Pontifícia Universidade Católica, PUC em Goiânia no Estado de Goiás.

        Elas estavam em uma rua de duplo sentido porem com duas pistas para cada sentido. Elas dirigiam do lado esquerdo da pista e do lado delas (na direita) estava um carro prata modelo HB20 com somente uma moça dentro.

        As moças do GOL dirigiam e conversavam quando a moça do HB20 dá uma seta para virar a esquerda (lado que o GOL estava) porém ao invés de ela aguardar o GOL passar ela vira imediatamente após ter dado a seta. A motorista do GOL quando percebe o carro em sua direção esboça expressão de grande desespero e preocupação e freia rapidamente, ela consegue parar milímetros de centímetros antes dos dois veículos colidirem, as três moças que estavam nos dois carros ficam uns segundos parada olhando para o nada e como se não acreditassem em tudo o que acontecera.

        Depois dos segundo olhando para o nada as moças do GOL olham para suas mãos e parecem dizer que estavam tremendo, uma delas coloca a mão no coração como se estivesse disparado. A motorista do GOL levanta as mãos para o alto como se agradecesse a Deus pelo livramento do “quase” acidente.

        A moça do HB20 também após os segundos de recobramento de consciência se mostra assustada e ao mesmo tempo indignada, ela era uma moca branca mas no momento do acontecido se parecia pálida, porém continua com o carro pista a frente e para no semáforo.

         Percebendo o erro da moça do HB20 a motorista do GOL também prossegue e para no semáforo do lado do HB20, abaixa o vidro e educadamente a pergunta se esta bem. Com muita arrogância a motorista do HB20 responde: - Você não viu minha seta não?

Ainda com muita educação a moça do GOL disse: - Não vimos mas você esta bem?

Percebendo que as moças do GOL não queriam brigar nem julga-la (mesmo ela estando errada), ela conteve a arrogância e perguntou se as meninas tinham machucado, se elas estavam bem, porem não pediu desculpas.

Assim os dois carros mantiveram seus percursos e um acidente foi evitado e uma briga contida. Mesmo estando certo a educação e a calma evitou dois grandes problemas.

OBSERVAÇÃO 3.

Em uma festa religiosa de uma igreja evangélica em Goiânia reuniu-se todas as filiais em um prédio para a conferência anual, era sexta-feira da paixão, no feriado de Corpus Christi.

Uma festa com mais de 2000 pessoas e com programação bem formal e elaborada.

Quando o pastor da noite é chamado para ministrar a Palavra aos fiéis ele fala um pouco sobre a importância de resgatar a visão missionaria do ministério como um todo, que tem igrejas na Europa, América e na África.

O pastor ficando uns segundos em silencio se posiciona passos atrás como se estivesse de afastando do palco e uma musica bem animada e barulhenta começa a todas pelos músicos que já estavam posicionados no momento.

Um jovem se levanta no meio da multidão e gritando alegremente se posiciona a frente e começa a dançar, depois outros jovens fazem o mesmo, depois outros e outros quando percebemos a frente da igreja esta repleta de jovens dançando iguais, estava acontecendo um “flash mob”, que são aglomerações instantâneas de pessoas em um local para realizar determinada ação inusitada previamente combinada e ensaiada chamando atenção para algo especifico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (82.7 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com