TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOLOGIA E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Por:   •  8/4/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  711 Palavras (3 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2][pic 3]

PSICOLOGIA E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Apresentação da disciplina (roteiro de estudo)

Administrar pressupõe trabalhar com pessoas, com seus comportamentos e com os processos mentais, dessa forma, nas organizações há a necessidade de compreender os comportamentos que ocorrem e, portanto, é fundamental compreender conceitos da psicologia e da administração.

Desse modo, o comportamento organizacional pode ser definido como “[...] o estudo e a aplicação do conhecimento sobre como as pessoas agem dentro das organizações” (DAVIS; NEWSTROM, 1992, p. 5). Esse estudo caracteriza-se como um campo cujo objetivo é “[...] prever, explicar, compreender e modificar o comportamento no contexto das empresas” (WAGNER III; HOLLENBECK, 2006, p. 6). O foco reside em compreender, prever e, se for o caso, modificar, tanto os comportamentos observáveis, quanto os processos mentais articulados aos comportamentos e vice-versa

Essa disciplina irá integrar os conceitos da Psicologia e do Comportamento Organizacional com o objetivo de estudar o comportamento humano em ambientes organizacionais, principalmente no que diz respeito a três fatores determinantes: indivíduos, grupos e estruturas, proporcionando uma reflexão a respeito das variáveis comportamentais que afetam as organizações e seus resultados.

Nos dias atuais, o alinhamento dos valores pessoais aos valores organizacionais é pauta das agendas dos executivos e parte importante da estratégia de pessoas e negócios na organização.

A combinação dos fatores que está em jogo nas organizações estabelece uma complexidade para a área de Comportamento Organizacional exigindo que ela se aproprie de conhecimentos de ciências como a psicologia, sociologia e antropologia para entender como o comportamento e as atitudes humanas interferem no desempenho da organização e principalmente como fazer gestão desses fatores.

Boa parte do indivíduo não se dá na organização onde trabalha, ela é construída anteriormente, como sua história familiar, sexo, raça, estado civil, idade, bem como sua personalidade, maturidade emocional, estilo de aprendizagem e boa parte dos valores pessoais que traz consigo de sua criação familiar e escolar.

Essas características ou fatores individuais são importantes porque irão atuar sobre os outros indivíduos e dentro do ambiente organizacional impactando em fatores como motivação, atitudes e comportamentos, processos de decisão, comunicação, liderança, processos de negociações e trabalhos em grupos com as diversas áreas de uma organização.

Indivíduos e grupos interagindo entre si, ao longo do tempo, vão construindo padrões, regras, conhecimento coletivo que afetam o presente e afetarão grupos futuros.

Nessa disciplina selecionamos conteúdos que possam representar os três blocos (individual, coletivos e dos sistemas organizacionais) para compor o universo de questões relativas à psicologia e ao comportamento organizacional proporcionando aos alunos um entendimento para suas reflexões e atuação em sociedade.

Você está convidado a conhecer o que constitui o objeto de estudo da disciplina Psicologia e suas implicações no Comportamento Organizacional! Partiremos da construção da psicologia como ciência para caracterizá-la nas organizações, observar alguns tópicos sobre o comportamento humano nas organizações e seus impactos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (685.1 Kb)   docx (582.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com