TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOLOGIA SOCIAL II, IDEOLOGIA

Por:   •  25/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  633 Palavras (3 Páginas)  •  539 Visualizações

Página 1 de 3

PSICOLOGIA SOCIAL II

SINTASE DO TEXTO “IDEOLOGIA”.

De Pedrinho A. Guareschi.

Acadêmicos: Claudia Dias de Oliveira Lopes

Luciano Pinheiro Viana

Esta Atividade foi proposta para a composição da nota da AV 1 da disciplina: Psicologia Social II, sob a orientação do Prof. Ms. Henrique Batista Almeida da FESGO.

Abril

2018

A presente sintase foi elaborada com o objetivo de descrever o que é ideologia e suas complexidades segundo o autor do texto.

PSICOLOGIA SOCIAL II, IDEOLOGIA.

Síntese

Segundo o autor a ideologia já era discutida nas culturas gregas e romanas, mas foi a partir do séc. XV e XVI que estudos mais pertinentes começaram a ser feitos sobre o assunto, apesar de ainda não empregarem o nome “ideologia” na época.

Vale ressaltar que segundo o autor o conceito e a teoria de ideologia fazem-se presente na psicologia social sendo um conceito muito amplo e complexo. E de acordo com Guareschi, o nome “ideologia” veio aparecer há pouco mais de um século, embora já estivesse presente desde que se começou a pensar a vida social.

O autor propõe que uma das formas de compreender mais claramente os muitos significados de ideologia é tentar traçar duas linhas divisórias em forma de cruz e discutir a partir daí as diversas acepções de ideologia. Ele explica que ao traçar uma linha horizontal, teremos dois planos, a “dimensão positiva” e a “dimensão negativa”.

Positiva - conjunto de valores, ideias, ideais, filosofias de uma pessoa ou grupo pois é impossível alguém não ter ideias, ideais, ou valores próprios.

Negativa - construída pelas ideias distorcidas, enganadoras, mistificadoras que sustentam relações de dominação.

Guareschi explica que a segunda linha é “vertical”. Nessa linha a ideologia é mais corporificada e materializada. Corporificada por que está enraizada na própria ideia de forma simbólica ou mesmo concretizada.

O autor cita Marx (1989) que define a ideologia como sendo “as ideias das classes dominantes”, e Althusser (1972) define ideologia como sendo “aparelhos ideológicos de estado”. Therbom ao definir ideologia, diz que “a operação da ideologia na vida humana envolve fundamentalmente a constituição e a padronização de como os seres humanos vivem suas vidas como iniciadores conscientes e reflexivos de ações em um universo de significados.

De acordo com o autor, na junção das duas linhas temos a formação de quatro campos, que servem para visualizar, identificar e relacionar quatro grandes concepções de ideologia e cada campo possui seus teóricos.

No texto examinado, “Ideologia”; Pedrinho A. Guareschi procurou fazer distinção entre poder e dominação, onde o poder comum em qualquer tipo de prática, sendo de diferentes formas dependendo do contexto social. Enquanto que a dominação acontece quando uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (45.8 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com