TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Social II

Por:   •  6/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Psicologia Social II

Reich – Capitulo 2

Aluna: Maria Gilene Miranda de Lima – 0511106

Resumo de Reich

Reich seu pensamento era condicionado pelas duas tendências básicas, dar à psicanalise o status de ciência natural. E a de investigar as raízes do processo de ideologização e seus efeitos sobre ciência operaria.

Estava interessado em compreender as razões da defasagem entre a consciência e a existência social, sua resposta derivada de certos aspectos fundamentais da teoria freudiana.

Sua teoria da ideologia resultou de duas teorias auxiliares: a teoria da genitalidade e a teoria do caráter.

Na teoria da genitalidade baseou-se na definição da neurose de Freud como resultado de um conflito entre a Libido e uma instancia moral repressora. Reich define neurose como o resultado de uma perturbação, não da libido em geral, mas da libido genital.

A plena e satisfatória descarga dessa libido, através do orgasmo, pode conseguir o equilíbrio do indivíduo e preservar a sua saúde psíquica. Segundo Reich a libido genital é individual.

Em condições normais à sublimação segue as seguintes etapas: gratificação genital periódica, através do orgasmo; condição da libido genital, depois da descarga orgástica; sublimação da agressividade.

A definição da vida psíquica sadia, o indivíduo normal é o que é capaz de trabalho e amor, ou seja, aplica a genitalidade às funções sexuais e seus impulsos agressivos e sua libido pré-genital a objetivos sociais e culturais, principalmente o trabalho. Já o neurótico é o contrário, suas atividades sociais são sexualizadas e impulsos pré-genitais e agressiva dominam sua vida amorosa.

 As fantasias sexuais represadas da libido interferem a sua atividade social, diminuindo sua produtividade enquanto o seu comportamento sexual é deformado pela hostilidade sadomasoquista ou pela prevenção, resultante da fixações pré-genitais.

Para Reich a dinâmica da gratidão genital e da sublimação de impulsos parciais e agressivas, é correta, para Freud   é injustificado, pois o fruto da renúncia pulsional do indivíduo, e somente a este preço era possível a vida social.

Na teoria de Reich a implicação do antagonismo irredutível, embora latente, entre interesses do indivíduo e os da sociedade, ele eliminava o conflito ou pelos menos relativiza, transpondo do plano estrutural das fatalidades biológicas para o plano das contradições históricas. Reich afirma que a sublimação e a gratidão sexual não são contraditórias, contraditórias, são a sublimação e a  atividade sexual inadequada.

A teoria freudiana da existência a duas pulsões originais – a libidinal e a agressiva. A agressiva existe, mas é a secundaria que resulta da frustração da libido e de sua metamorfose em energia destrutiva, a as frustações decorre das intervenções destrutivas muito reais de uma camada social interessada na opressão social.

E para Reich a teoria da sublimação que se numa ordem social natural a agressividade é sublimada graças ao concurso da libido genital na ordem vigente, caracterizada pela existência de uma ideologia moral hostil ao sexo, a potência orgástica raramente é satisfatória.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (68.1 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com