TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Primeira Lição de Psicanálise

Por:   •  5/11/2021  •  Resenha  •  920 Palavras (4 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 4

 

Matrizes do Pensamento em Psicologia – Psicanálise

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1ª Lição de Psicanálise de Freud

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Alessandra

Angélica Godinho chaves

Daniela de Souza Silva

Kézia Gonçalves da Silva

Liege Nunes

Rosemeire Beirigo

Suelen Rodrigues

 

 

 

Freud inicia a primeira lição de psicanálise creditando os méritos de tal matéria ao Dr. Breuer, seu precursor e mais tarde, companheiro de trabalho.

Ao longo do texto, discursa sobre o caso de uma paciente que apresentava graves sintomas creditados à histeria, para a qual o auxílio médico era então pouco providencial.  

A histeria vem sendo objeto de estudo desde os primórdios da medicina, na Grécia Antiga com Hipócrates e foi, primeiramente, vinculada à um teatro feminino. O diagnóstico para a pessoa histérica era conhecido como neurose histérica ou histeria de conversão, hoje sendo nomeado transtorno dissociativo ou conversivo.

Histéricos sofrem de reminescência (expressão da memória que recusa o saber inconsciente; leve imagem lembrada do passado a qual se conserva na memória; lembrança vaga ou incompleta). Seus sintomas são resíduos e símbolos mnêmicos de experiências especiais (traumáticas) suprimidas: ideias retidas, sensações. Na histeria o afeto permanece estrangulado e a lembrança da experiência a que está ligada é isolada da consciência. Histeria é um tipo de neurose que se caracteriza predominantemente, pela transformação da ansiedade subjacente para um estado físico.

As pessoas que sofrem de histeria apresentam uma situação de pânico intensa, apresentada sobre a forma de sintomas físicos, como por exemplo, paralisia, cegueira, surdez, entre outros, perdendo assim seu autocontrole. Segundo Freud, os distúrbios poderiam abranger os sentidos da visão, audição, paladar e olfato e variar de desde pequenas sensações até a anestesia total e dores agudas. A maioria dos sintomas da histeria se apresentava de forma combinada com outros tipos de distúrbios neuróticos e o tratamento poderia se resumir no percurso que vai da memória sintomática à memória com saber inconsciente, estando sintoma, memória e trauma indissoluvelmente ligados, levando a crer que a descoberta do fato que desencadeou tal estado remetia à cura da pessoa histérica.

A hipnose (técnica utilizada para levar a pessoa a um estado de transe) começou a ser utilizada então para que fosse possível se expressar de todas as maneiras, até mesmo fantasiosas, e sem culpa, libertando o recalque (esquecimento de evento traumático como forma de defesa) o que culminava em bem-estar posterior e ao que se qualificou de cura de conversação ou ainda limpeza de chaminé, chamdo método catártico.

Reviver o acontecimento traumático – catarse - e fazer ligações entre eles causando purificações, libertação  e limpeza da mente humana, podendo acontecer de forma verbal, emocional ou por meio de ações, o que para Aristoteles seria significava limpar as emoções, mente e espírito segundo seu propósito nas artes performáticas.

Esse método não tem o objetivo de curar os sintomas mas saber que eles tem a dizer e é usado com o objetivo de fazer com que o paciente se libere de suas perturbações psíquicas., fazendo por exemplo, com que raiva e tristeza fluam para ambientes mais saudáveis de processamento.

Em uma das situações, em que a paciente do Dr. Breuer se privava de beber, apesar da sede martirizante, por muitos dias, relembrar o episódio que primeiro deu origem ao sintoma e exteriorizar afetivamente através da hipnose, fez com que o mesmo desaparecesse.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (75.9 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com