TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicanalise Regressão

Por:   •  1/12/2020  •  Resenha  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 2

Conceito de Regressão:  Freud introduziu a noção de regressão em “A interpretação dos sonhos", os pensamentos do sonho apresentam-se principalmente sob a forma de imagens sensoriais que se chegam ao sujeito de forma quase alucinatória.                        A regressão se dá, de acordo com Freud, ao longo de uma sucessão de sistemas psíquicos que a excitação percorre normalmente segundo determinada direção. No estado de vigília, estes são percorridos pelas excitações num sentido progressivo (do sistema perceptivo até o sistema motor); no estado de sono, os pensamentos, aos quais e recusado o acesso a Pcs/Cs (Motor), regridem até o sistema de percepção.

Logo, dá-se regressão quando, num sonho, uma ideia é novamente transformada na imagem sensorial de que originalmente se derivou, isto é, quando reproduz alucinatoriamente a experiência original (geralmente experiências infantis).

A razão pela qual o sonho manifesto se apresenta como uma história desconexa e confusa se dá pelo próprio processo de regressão, que é uma “volta atrás” da excitação. Então ao retornar da extremidade motora atingindo o sistema perceptivo, ele passa do Pcs/Cs para o Ics, onde as relações lógicas dos processos do Pcs/Cs não estão presentes no inconsciente, então o conteúdo dos pensamentos oníricos é reduzido a sua matéria-prima.

Conclui-se que o sonho é um fenômeno regressivo, sendo resultado da atração exercida pelas marcas mnêmicas das expressões infantis que lutariam para encontrar sua expressão na consciência.

Em 1914 Freud distingue a noção de regressão em três espécies: a tópica, a temporal e a formal. Sendo a regressão tópica, o retorno da excitação através dos sistemas do aparelho psíquico, do Pcs/Cs para o Ics; a regressão temporal é o retorno do indivíduo a estruturas psíquicas mais antigas; a regressão formal é a passagem a modos de expressão mais primitivos, ou seja, menos estruturados.

Apesar de diferencia-las, para Freud às três espécies de regressão seriam no fundo, apenas uma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (63.9 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com