TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicanálise Na Vida

Por:   •  4/4/2023  •  Dissertação  •  328 Palavras (2 Páginas)  •  30 Visualizações

Página 1 de 2

A psicanálise

A psicanálise é uma teoria psicológica que busca entender a natureza humana, a personalidade e os processos mentais, bem como tratar distúrbios emocionais e psicológicos. Essa teoria foi desenvolvida pelo médico e psicanalista austríaco Sigmund Freud no final do século XIX e início do século XX.

Freud acreditava que a mente humana é composta por três níveis: o consciente, o pré-consciente e o inconsciente. O consciente é a parte da mente que está ativamente ciente das experiências e sensações do indivíduo. O pré-consciente é a parte da mente que contém informações que podem ser recuperadas facilmente. Já o inconsciente é a parte mais profunda da mente, que armazena emoções, impulsos e desejos reprimidos.

A psicanálise tem como objetivo explorar o inconsciente para ajudar o indivíduo a compreender melhor seus pensamentos, sentimentos e comportamentos. Essa terapia se baseia em conversas entre o paciente e o terapeuta, onde o paciente é encorajado a falar livremente sobre seus pensamentos e sentimentos, sem censura ou julgamento.

Durante essas conversas, o terapeuta pode identificar padrões de comportamento e pensamento que podem estar causando desconforto ou problemas emocionais ao paciente. Através da compreensão desses padrões, o paciente pode ser capaz de enfrentar seus problemas emocionais e desenvolver uma compreensão mais profunda de si mesmo.

Além disso, a psicanálise também é usada para tratar uma variedade de distúrbios emocionais, como depressão, ansiedade, fobias e transtornos alimentares. O tratamento psicanalítico é muitas vezes visto como um processo longo e envolve uma relação terapêutica intensa entre o paciente e o terapeuta.

A psicanálise também é frequentemente criticada por ser uma teoria psicológica que se baseia em métodos subjetivos de observação e interpretação. Alguns críticos afirmam que a psicanálise não é cientificamente comprovada e que seus métodos de tratamento são ineficazes ou antiquados.

No entanto, apesar das críticas, à psicanálise continua sendo uma abordagem terapêutica popular e influente. Seus princípios e conceitos foram amplamente adotados em outras áreas da psicologia e são vistos como fundamentais para entender a natureza humana e a mente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (34.2 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com