TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Desenvolvimento

Por:   •  18/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  952 Palavras (4 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 4

            Conceito 1. Handling

Conceito 2. Holding

Conceito 3. Apresentação de objeto

 Para Winnicott o bebê nasce totalmente indefeso, mas possui a tendência de se desenvolver e unificar, através do processo de maturação no qual se estendendo por todos os estágios da vida, onde está sendo criado os alicerces da personalidade e da formação da vida psíquica. Portanto, segundo a teoria winnicottiana a relação dos distúrbios psíquicos tem origem no início da etapa da linha do amadurecimento.

 Ou seja, a dificuldade que emerge do estado de imaturidade ou maturidade envolvendo o indivíduo encarregado das naturezas do bebê, no qual ele possui a função de prover a realização das necessidades quase que de forma instantânea, e caso este ambiente (mãe) falhe, consecutivas vezes ao modo de criar um padrão em se afeiçoar as exigências do bebê durante principalmente a etapa de dependência absoluta que ocorrem nos primeiros meses de vida da criança e neste mesmo ciclo ocorra traumas o processo de tendência inata do amadurecimento pessoal é descontinuado.

A mãe que sofre transtornos puerperais, podem interromper a amamentação mais precocemente e lidar com seus bebês de forma indecisa, pouco carinhosa e confusa por lhes faltarem habilidades de resolução de problemas ou a insistência para estabelecer interações afetivas com suas crianças. Dentro do processo de maturação existem alguns conceitos que, se não realizados, podem afetar diretamente na relação mãe-bebê e também no desenvolvimento pessoal da criança, cada um em uma área específica da individualidade do bebê.

Um deles é o Holding, trata-se da função de “amparo”, latente na fase de dependência absoluta, a mãe, de forma padronizada passa a ter cuidados cotidianos que vão sustentar as relações corporais e psíquicas do bebê, permitindo assim uma facilitação na sua integração no tempo e espaço. Em uma situação hipotética, uma mãe deprimida possui dificuldades de exercer este conceito, tal situação poderá causar a sensação imediata na criança de estar caindo em um poço sem fundo e/ou de estar sendo despedaçado, além afetar diretamente no desenvolvimento de confiança do bebê, tal situação pode se agravar em seus próximos anos de vida, afetando a interação social do indivíduo com a própria mãe e o mundo externo.

Handling, outro conceito, em sua tradução é “manuseio” sendo a forma de como a criança é manipulada fazendo referência aos cuidados físicos envolvendo o contato corporal entre o bebe e mãe durante alguns suportes básicos como: banho, troca e amamentação. Sendo assim auxilia na harmonização a vida psíquica com o corpo, e a reconhecer a própria psique dentro de sua estrutura física. A mesma mãe deprimida citada anteriormente, caso possuísse problemas relacionados a este conceito, com o passar do desenvolvimento, o bebê apresentará dificuldades em aceitar suas limitações físicas como reais.

Por fim, o ultimo conceito é conhecido como apresentação de objeto, fase no qual a mãe realiza o primeiro contato da criança mediante ao “não eu”, concedendo a o bebê o seio materno ou mamadeira realizando a função de “apresentação de objeto” e em seu estado vital a criança passa a esperar algo, e esse algo surge, naturalmente aceitando o objeto e nesse instante ele passa a ter ilusão de onipotência. Portanto, à medida que o ambiente vai reforçando a ilusão dos objetos surgirem magicamente se realiza ao mesmo tempo, a proteção da psique infantil de fontes de angústia que seriam insuportáveis. Aquela mãe deprimida, ao apresentar dificuldade de realizar este conceito, poderá causar no desenvolvimento de seu filho uma dificuldade no desenvolvimento dos impulsos criativos além da criação de empecilhos no início das relações interpessoais e também da dificuldade da tomada de consciência do mundo externo no qual o bebê está presente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (55.4 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com