TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Escolar

Por:   •  17/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.701 Palavras (11 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 11

Psicologia Escolar

Surgimento no Brasil

A psicologia escolar no Brasil teve início em 1906, no Rio de Janeiro, quando Manoel Bonfim fundou laboratório de pedagogia experimental. Inicialmente a função do psicologo junto a escola era apenas medir as habilidades e classificar as crianças quanto a sua capacidade de aprender e se desenvolver em grupos.

Após Freud desenvolver um estudo alegando que a família faz um papel importante no desenvolvimento da criança, as escola do Rio de Janeiro e Bahia começaram a desenvolver um modelo clinico escolar, mas apenas na década de 70 chegou ao Brasil às ideias produzidas nos Estudos Unidos, que utilizava a teoria da carência cultural. Esta teoria alegava que existe uma certa diferença entre as crianças de classe média e as crianças carentes, sendo assim as crianças carentes deveriam ter uma educação diferenciada, a partir daí o psicologo passa a ter um papel individual na vida do estudante.

Ragonesi (1997) nos diz que “o melhor lugar para o psicólogo é o lugar possível, seja dentro ou fora de uma instituição”, quando relacionado ao psicologo escolar o mais importante é que ele seja inserido no processo educacional das crianças e assuma o compromisso teórico e prático dentro da instituição.

O que é ?

As concepções de teoria e metodologia que cercam a prática profissional no campo da psicologia escolar são diversas, já que a psicologia é uma ciência que estuda diversos aspectos do comportamento humano. Psicólogos escolares são profissionais que atuam em instituições escolares e educativas, além dos processos de ensino-aprendizagem, do desenvolvimento e da escolarização, de acordo com a Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional – ABRAPEE –, entre as temáticas de estudo dessas áreas é possível citar a inclusão de pessoas com deficiências, políticas públicas em educação, gestão psicoeducacional em instituições, avaliação psicológica, entre outras.

É comum a confusão entre as Psicologias Educacional e Escolar, ambas surgiram juntas, porém apesar de serem semelhantes, possuem suas diferenças. Psicologia da Educação é um termo mais generalista para o estudo teórico da psicologia em relação ao processo de ensino-aprendizagem e aos processos que podem dificultar essa aprendizagem. Enquanto a Psicologia Educacional é mais voltada para uma pesquisa teórica, a Psicologia Escolar coloca-se como uma vertente aplicada desse conhecimento, sendo utilizada diretamente nos espaços de escolarização em conjunto com a Psicopedagogia.

Papel do psicólogo escolar:

É muito importante o psicólogo escolar ter uma formação adequada, baseada em valores, numa conduta ética, pois possui uma responsabilidade social, de encaminhar aquele individuo que por algum problema não consegue se adaptar ao ambiente escolar, a meta então do psicólogo pode ser a de ajustar esse individuo de forma que não só se tenha sucesso na sua integração com o meio, mas no seu desenvolvimento de modo geral.

O psicólogo dentro de uma instituição e também fora, muitas vezes é visto de modo errôneo, de um lado é o salvador, aquele que tem soluções, receitas prontas para os problemas e dificuldades do ser humano, do outro, é o ameaçador, que possui poder, aquele que escolhe as medidas a serem tomadas. Essas duas imagens que o psicólogo muitas vezes transmite é vista com frequência, a uma atitude de resistência por parte da instituição escolar e principalmente por parte dos alunos.

A linguagem e a forma de se quebrar esses paradigmas são as dificuldades

encontradas por esses profissionais, uma vez que tem o papel e a responsabilidade de intervir em seu meio, tanto dentro da instituição como fora. Por isso a necessidade de se criar novas medidas para se chegar a esses indivíduos tanto para conhecer a sua realidade e para detectar seus problemas, chegando assim na causa de tal comportamento, para que se possa elaborar possíveis soluções.

Considerações finais:

O presente trabalho teve como objetivo apresentar e tirar algumas dúvidas referentes a psicologia educacional. O psicologo educacional ao longo do tempo vem encontrando dificuldades para realizar sua tarefa. Uma de suas dificuldades é o preconceito vivenciado no ambiente de trabalho e também o preconceito que os alunos possuem em relação ao psicologo, pois existe no senso comum uma visão do psicologo como um profissional procurado somente por “loucos” e com essa visão os alunos não procuram o psicologo quando estão com alguma dificuldade.

Durante o trabalho fizemos pesquisas e uma entrevista com uma psicologa formada em 1989 e com especialização na área educacional. O grupo desenvolveu as perguntas com base nas pesquisas feitas para que pudéssemos responder algumas perguntas relacionadas ao tema e suprir as dúvidas que muitas pessoas possuem e que também foram respondidas ao longo da pesquisa.

Entrevista com a psicóloga escolar: Lunalva

Escola: Isaac Newton / Unidade Taguatinga – DF

Entrevistador: Lucas

Em sua opinião, qual o papel do psicólogo dentro da escola?

A função do psicólogo dentro da escola é trabalhar a dificuldade dos alunos tanto de dificuldade no aprendizado como também no comportamento, já com os professores além do comportamento, também avaliamos seu desgaste emocional dentro e fora da sala de aula.

Como é realizada uma intervenção dentro do ambiente escolar?

A maior parte das vezes é difícil, pois a escola apenas quer que cuidemos do aluno e algumas vezes o professor que indica determinado aluno não quer participar da conversa por achar que o problema não tem a ver com ele. Também ocorre a situação inversa, onde o aluno não quer participar de nenhum tipo de trabalho com o professor, pois pensa que não será ouvido como se deve, já que o professor sempre estará contra ele. Isso afeta o ambiente entre ambos dentro da sala de aula quando na verdade seria mais fácil entender a situação e tentar resolve-la se ambos trabalhassem juntos para resolvê-lo.

Existe muita diferença do trabalho na rede pública para a rede particular?

Eu não trabalhei na rede pública, mas de acordo com o que conheço de outros psicólogos que trabalharam em ambas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (111 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com