TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Escolar

Por:   •  25/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA

Daniel José dos Santos Lima

26148253

Psicologia

A crescente demanda global por baterias se deve em grande parte ao rápido aumento de produtos portáteis que consomem energia, como telefones celulares e câmeras de vídeo, brinquedos e laptops. O impacto ambiental global das baterias é avaliado em termos de quatro indicadores principais. Esses indicadores distinguem ainda mais o impacto de baterias descartáveis ​​e recarregáveis

Consumo de Recursos Naturais: A produção, o transporte e a distribuição de baterias consomem recursos naturais, contribuindo assim para um esgotamento acelerado dos recursos naturais. As baterias recarregáveis ​​consomem menos recursos naturais não renováveis ​​do que as baterias descartáveis, porque são necessárias menos baterias recarregáveis ​​para fornecer a mesma quantidade de energia.

Mudança climática e aquecimento global: O aumento da temperatura média da superfície da Terra é causado por um efeito crescente de gases de efeito estufa. A fabricação e o transporte de baterias emitem gases de escape e outros poluentes na atmosfera, contribuindo assim para o efeito estufa.

Poluição fotoquímica de poluição atmosférica e acidificação do ar: Os poluentes dos gases de escape sofrem reações fotoquímicas que produzem substâncias químicas tóxicas, incluindo ozônio, outros gases nocivos e partículas. As inversões térmicas associadas às grandes cidades podem levar a um acúmulo perigoso de fumaça fotoquímica, que é conhecida por causar mortes humanas.

Ecotoxicidade e poluição da água: Os riscos tóxicos potenciais estão associados à emissão de produtos químicos da bateria nos ecossistemas aquáticos. O manuseio inadequado ou descuidado dos resíduos de baterias pode resultar na liberação de líquidos corrosivos e metais dissolvidos que são tóxicos para plantas e animais.

Dessa forma o programa de Logística Reversa implantado pelo shopping Iguatemi de São Carlos, São Paulo, obterá benefícios pois a implementação da logística reversa  gera vantagens ambientais por meio do descarte adequado (reciclagem) de resíduos sólidos e químicos. Dessa forma, gerará uma redução no despejo no ambiente de vários kg de resíduos sólidos, principalmente o cátodo e de aço que rodeia as baterias. E também de vários componentes perigosos, no qual desperdício químico é o mais prejudicial à saúde humana. Contribuindo, assim, para a reutilização de vários matérias para a produção de novos produtos. A adoção do programa também gera também benefícios fiscais junto ao Governo Federal.

Referências

Araujo, MVF, Oliveira, UR, Marins, FAZ, & Muniz Junior, J. (2015). Avaliação de custos e benefícios do uso de RFID na logística reversa de resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos (WEEE). Procedia Computer Science

Oliveira Neto, GC, Ruiz, MS, Correia, AJC, & Mendes, HMR (2018). Vantagens ambientais da logística reversa: um estudo de caso na coleta de baterias no Brasil. Produção , 28, e20170098. https://doi.org/10.1590/0103-6513.20170098

Achillas, Ch., Vlachokostas, Ch., Aidonis, D., Moussiopoulos, N., Iakovou, E., & Banias, G. (2010b). Otimizando a rede de logística reversa para apoiar a elaboração de políticas no caso de equipamentos elétricos e eletrônicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (48.3 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com