TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia e Processos da Aprendizagem

Por:   •  19/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.334 Palavras (6 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO

CURSO: Psicologia

DISCIPLINA: Práticas de Leitura, Interpretação e Produção de Texto

Avaliação Final Individual

Amanda Kaori Matsuda – 833.790

Docente: Prof. Marília Valencise Magri

Ribeirão Preto - SP

2020

Avaliação Final Individual

Para responder à Questão 1, você deve selecionar um trabalho da sua turma, que não seja de autoria sua/do seu grupo. Você tem acesso a esses trabalhos no Mural do Classroom da disciplina.


Questão 1. (1,5 pontos)

Durante a aula, aprendemos que a redação científica deve seguir algumas diretrizes que caracterizam o estilo de escrita próprio do campo da produção científica. Com base no conteúdo estudado sobre o tema, responda:

  1. Identifique o título completo do trabalho escolhido para responder à questão.

“Gravidez na adolescência”

  1. O trabalho selecionado atende integralmente aos critérios de redação científica? Apresente dois exemplos que atestem seu parecer.

O trabalho realizado pelas alunas do curso de Psicologia da Universidade de Ribeirão Preto atendeu totalmente aos critérios de uma produção de texto cientifico. Um texto cientifico pode ser considerado tal por apresentar: linguagem formal e justificação. O uso da linguagem formal exige aplicação correta da gramatica e apresentação dos conteúdos de forma clara e objetiva. A justificação seria a adoção de dados científicos para aumentar a credibilidade do conteúdo abordado durante o trabalho, seguida pelas regras da ABNT para citação direta ou indireta, sem o uso de expressões cotidianas, não abordando temas genéricos e expondo suas ideias com neutralidade, isto é, não interferiram suas opiniões nos conteúdos abordados durante o trabalho.

No segundo slide, a Introdução, notamos o uso da linguagem formal no trecho “Afinal, a gravidez na adolescência é considerada de risco, devido a vários fatores, como por exemplo, o fato do corpo da mãe não estar preparado para gerar uma vida, maior risco de depressão pós parto, além do fato de que provavelmente a mãe anda dependa da família e então tenha que abandonar os estudos para trabalhar, diminuído assim, suas possibilidades futuras.”, abordando o conteúdo sem adjetivações, expressões cotidianas, gírias e termos coloquiais.

O segundo ponto para avaliar a redação cientifica é a justificação, mostrada no slide número 4, Descrição da Ação: “com a finalidade conscientizar e instruir os jovens devidamente, por meio da adição da matéria de educação sexual na grade escolar. O projeto pode ser ministrado pelo Ministério da Educação, através do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação.”, utilizando o Ministério da Educação como embasamento teórico para dar credibilidade no conteúdo apresentado, sem o uso da imparcialidade nas apresentações das informações.

Rubrica:

0,0: não respondeu/respondeu incorretamente à questão

0,5: respondeu corretamente à questão mas não apresentou exemplos;

1,0: respondeu corretamente à questão e apresentou apenas um exemplo pertinente.

1,5: respondeu corretamente à questão e apresentou dois exemplos pertinentes.


Questão 2. (Valor 1,5 pontos)

Segundo Cantidio (2009), “a ciência é o conhecimento ou um sistema de conhecimentos que abarca verdades gerais ou a operação de leis gerais especialmente obtidas e testadas através do método científico. [...] A ciência e a tecnologia sempre estiveram muito próximas uma da outra. Geralmente, a ciência é o estudo da natureza rigorosamente de acordo com o método científico. A tecnologia, por sua vez, é a aplicação de tal conhecimento científico para conseguir um resultado prático.

(CANTIDIO, Sandro. A importância do Know-why. 2009. Disponível em: https://administradores.com.br/artigos/a-importancia-do-know-why Acesso em 04 dez. 2020)

Com base nas discussões sobre a relação entre ciência e tecnologia, responda:

  1. Qual a função social do conhecimento científico na sociedade atual?

Atualmente é comum recebermos noticiais falsas que tem o intuito de causar polemica e visualizações, sendo perceptível a importância do conhecimento cientifico para amenizar essa situação, uma vez que tem o baseamento teórico comprovado cientificamente, expondo conteúdos verídicos que irão contribuir com o conhecimento significativo da sociedade. Logo, se os indivíduos obterem uma bagagem de conteúdos científicos irão conseguir distinguir quais noticiais são verdadeiras ou falas.

Logo, a função social do conhecimento cientifico na sociedade é de desmistificar, através da ciência a humanidade cresceu muito, mas ainda há muitos mitos que são sustentados por muitas pessoas, sendo assim o papel da ciência é de revelar quais são as notícias falsas e verdadeiras.

  1. Apresente ao menos duas tecnologias disponíveis às pessoas e que surgiram a partir de conhecimentos inerentes ao seu curso.

A tecnologia não é restrita apenas em aparelhos eletrônicos, sendo qualquer símbolo de inovação, isto é, tudo aquilo que o ser humano é apto a inventar. A área da Psicologia é marcada pela tecnologia na criação de aplicativos que auxiliam no controle de transtornos psíquicos como a ansiedade e possibilitam realizar praticas de meditação, além dos testes psíquicos para analisar a memória, a percepção, o quociente de inteligência (QI) e entre outros marcos presentes nessa área.

 A criação de aplicativos que contribuem para uma mente mais saudável foram muito importantes para a pandemia do COVID-19, a pedido do isolamento social aplicativos podem ser uma opção. O aplicativo “Insight Timer”, por exemplo, é gratuito tanto para Android, quanto para IOS tendo como proposito a realização da pratica da meditação e respiração diafragmática, promovendo maior controle sobre a ansiedade, a diminuição dos sintomas de doenças psíquicas, o fortalecimento do sistema imunológico e melhor da qualidade de vida (INSIGHT TIMER, 2020).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (151.6 Kb)   docx (30 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com