TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia organizacional do Brasil

Por:   •  28/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.780 Palavras (8 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

Segundo Schein (1982), a psicologia organizacional pode ser reconhecida como um campo de atuação interdisciplinar que procura compreender os fenômenos organizacionais que se desenvolvem em torno de um conjunto de questões referentes ao bem-estar do indivíduo

Sendo assim, é necessário que o ambiente de trabalho seja agradável e que forneça o que é preciso para que os funcionários mantenham a saúde psicológica e física. A psicologia organizacional e do trabalho nasceu para desempenhar esse papel, aplicar a gestão de pessoas nas empresas.

Conforme (CAMPOS et al 2011) o papel do psicólogo dentro das organizações é atuar como facilitador e conscientizador do papel dos vários grupos que compõem a instituição, considerando a saúde e a subjetividade dos indivíduos, a dinâmica da empresa e a sua inserção no contexto mais amplo da organização.

Segundo Sena e Silva (2004) a psicologia organizacional surgiu primeiramente como psicologia industrial no século XIX. A revolução francesa e industrial foram grandes acontecimentos que marcaram a industrialização, os trabalhadores começaram a ser empregados e ainda tinham algum controle sobre o produto, que só dependia do ritmo do trabalhador. Porém, com o surgimento das máquinas essas interferências foram acabando, já que as máquinas que passaram a ditar o ritmo de trabalho. Os trabalhadores estavam se tornando mecânicos, as empresas detinham o conhecimento científico e o utilizava de uma forma que controlasse os trabalhadores. Eles deixavam de pensar e agiam como se fossem máquinas também.

Em conformidade com Sena e Silva (2004) a psicologia industrial começa a ter reconhecimento no ano de 1924, neste período foram feitas pesquisas para saber as condições de trabalho e novas formas de se trabalhar. Ela se preocupava com a seleção e recrutamento de trabalhadores e soldados, hoje em dia além disso, busca dar consciência ao trabalhador, que o mesmo tenha noção da sua força de trabalho e quanto ela vale. Tenta acabar com essa visão de que o trabalhador é mecânico, que vem desde a revolução industrial. A partir dos anos 50, a denominação de Psicologia Organizacional começa tomar corpo, a junção dos saberes da sociologia e a antropologia com o da psicologia, influenciaram para o crescimento da psicologia social.

Diante desse processo, foi nas universidades, principalmente em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Pernambuco, que aconteceram as primeiras experiências em psicologia organizacional brasileira, no que se refere à psicometria (WELL, 2005).

A partir desse contexto iniciou se a utilização dos testes, psicotécnicos, destinados à área do trabalho para realizar seleção profissional. Com o avanço das tecnologias, a mudança de contexto cultural e social, as pesquisas apresentaram aumento significativo. O âmbito empresarial mostra a necessidade da presença de psicólogos para o desenvolvimento corporativo. Aliados ao crescimento da psicologia organizacional e ao surgimento de pesquisadores, estão ações institucionais de associações científicas como a SBPOT (Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho) e a ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e Pósgraduação em Psicologia) (BORGES-ANDRADE; PAGOTTO, 2010).

Objetivo

Objetivo geral

Apresentar o conceito e a evolução da psicologia organizacional, até o momento em que chega ao Brasil e expande dentro das empresas.

Objetivos específicos

Destacar a importância do estudo sobre organizações;

Desenvolver um histórico do crescimento das empresas brasileiras;

Relacionar o que os autores dizem com fatores históricos;

Justificativa

Com a aquisição das máquinas nas empresas, iniciou uma série de problemas sociais: como o desemprego, o tratamento que os funcionários recebiam, a falta de motivação, a dificuldade em manter produção alta. A psicologia industrial nasceu para contribuir com essas questões, e chegou no brasil para examinar, classificar, selecionar, constituir um conjunto de práticas de submissão e controle. Costumava abordar os indivíduos como máquinas que tinham que atingir o melhor funcionamento possível, fazendo triagens por meio de testes psicológicos. Nesse contexto que a psicologia industrial se tornou organizacional e humanizou esse processo dentro das empresas, analisando a melhor oportunidade para os indivíduos dentro de suas subjetividades.

Metodologia

Conforme Well (2005) a psicologia industrial e organizacional destacou-se de um ramo mais genérico, a psicologia geral e experimental. É nas universidades, mais particularmente de São Paulo, do Rio de Janeiro e de Pernambuco, sobretudo nas cadeiras de psicologia educacional, que ocorreram as primeiras experiências em psicologia, sobretudo no que se refere à psicometria. A psicologia experimental é ensinada nas universidades, sobretudo a aplicação dos testes psicológicos na educação e na clínica. É nesta fase que as primeiras gerações de futuros psicólogos industriais adquiriram os fundamentos científicos indispensáveis ao exercício da psicologia industrial e organizacional, mas sob um prisma que poderíamos chamar de diagnóstico prescritível, com predominância da psicometria. Isto explica que a psicologia industrial e organizacional tenha começado por fase predominantemente psicométrica (psicotécnica).

Embora certas providências nessa fase tenham partido de universidades, e provavelmente por influência delas, começam a aparecer iniciativas de organizações não universitárias, com a finalidade de aplicar a psicologia experimental ao âmbito do trabalho. Nesta fase predominam trabalhos de seleção profissional, visando adaptar o homem ao trabalho, segundo conceitos taylorianos (WELL, 2005).

A década de 1990 marca o início do uso do termo Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT) para designar uma subárea de estudos composta por dois grandes eixos de fenômenos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (99.1 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com