TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RELAÇÃO DOS CORTES EPISTEMOLÓGICOS E O FILME: O ESCAFANDRO E A BORBOLETA

Por:   •  6/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 2

A RELAÇÃO DOS CORTES EPISTEMOLÓGICOS E O FILME: O ESCAFANDRO E A BORBOLETA

Os cortes epistemológicos desde 1900 até hoje tem como objetivo, os avanços no desenvolvimento psicomotor, e apresentou durante todo esse tempo 3 cortes, sendo estes visíveis no filme O Escafandro e a Borboleta. O filme retrata a história de um editor chefe de uma revista que após sofrer um derrame, o deixa em estado vegetativo em cima de uma cama.

O primeiro corte epistemológico é baseado em um corpo motor separado da mente, e este é visualizado no início do filme quando a equipe médica apenas fornece informações ao paciente sobre o seu estado de saúde sem nenhum interesse de saber como o outro estar recebendo, isso mostra o corpo sendo observado, apenas de forma biológica.

No segundo corte com influência da psicologia o corpo é pensado como uma expressão e movimento e não a mais divisão do corpo e mente e sim um homem em sua totalidade, este corte no filme é presenciado quando uma fonoaudióloga inicia uma forma de comunicação com o paciente em que ele ao piscar olho funciona como uma resposta ao que estar sendo apresentado, reflete uma interação entre medica e paciente, e esta forma de comportamento reflete o modelo deste corte.

Em um determinado momento do filme mostra o interesse pela historia deste paciente, com a oportunidade dele passar um tempo com a família e de até escrever um livro contando sobre sua vida e experiência, e isto representa nitidamente o terceiro corte epistemológico, que é caracterizado com a visão de homem a partir de sua história, a psicanalise influência nesse momento trazendo suas contribuições deste corpo ser visto através do real, imaginário e construído. Então neste momento no filme é mostrado que o paciente da sua forma e jeito único irá se comunicar com o seu corpo, como Levin (2011) afirma “o sujeito diz com seu corpo e espera ser olhado e escutado”.

Referências Bibliográficas:

1-LEVIN, Esteban. A clinica psicomotora: o corpo na linguagem. Traduzido por Julieta Jeruslinsk.4.ed.Petropolis: Vozes,2001.

2-Filme: O Escafandro e a Borboleta; direção de Julian Schnabel. França: Europa Filmes ,2008. Dvd(1h52min).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (31 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com