TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RESENHA CRITICA A REVOLUÇÃO DOS BICHOS

Por:   •  3/6/2020  •  Resenha  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  1.194 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE PITÁGORAS DE IPATINGA

DANIELY CHRISTINA FERREIRA MELO DA SILVA

PSICOLOGIA SOCIAL II

IPATINGA

SETEMBRO/2014

Resenha Crítica

A revolução dos bichos é um clássico de 1984 do autor indiano Arthur Blair, adotando o pseudônimo de George Orwell, que aborda o desejo de uma sociedade igualitária transformada em tirania. A história é elaborada por diversos animais que habitam na “Granja do Solar”. Estes insatisfeitos com a maneira que os homens os governam, planejam uma revolução liderada pelos porcos, para livrarem-se da “opressão” sofrida. A revolução garante seu êxito, quando os animais conseguem dominar a granja, pensando assim terem conseguido a tão sonhada liberdade. Contudo a revolução não se mostrou eficiente para os bichos, pois os lideres da revolta passaram a dominar os demais de uma maneira tirana, tendo privilégios exclusivos. Com isto a opressão que os animais sofreram pelos humanos não foi erradicada, apenas mudou-se o sujeito opressor. Outrora os humanos, posteriormente os porcos oprimindo sua própria espécie.

  Embora  o clássico seja antigo, aborda um problema pós-moderno que é a busca pelo poder de diversas classes sociais. Seja a manutenção do poder hegemônico ou a luta por uma libertação social, que é característica da realidade latino-americana. Esta segunda é parte da psicologia social, denominada  Psicologia da libertação por Ignácio Martín-Baró. Em suma questiona-se o uso da psicologia que não tenha o ponto de partida na realidade do ser humano. Por isto a psicologia nos países latinos americanos não deve se orientar somente em raízes européias, mas principalmente na realidade latino americana, que é sofrida, pobre. A psicologia da libertação aponta para o indivíduo e a sua capacidade para transformar suas condições sociais, olhando o futuro com uma utopia, não no sentido clássico de algo inatingível, mas como o que embora difícil, pode ser alcançado pelo esforço humano e desejo de mudança.

        O Filme de Orwell aponta para os bichos como os que têm o desejo de liberdade, mas não sabem administrá-la, pois seus modos de pensar são eurocêntricos, dominador. Confirmando o que o educador Paulo Freire afirma, que todo oprimido tende a se tornar opressor. Contudo a abordagem de Martín- Baró convida-nos a escutar os gritos dos oprimidos e sofridos latinos americanos na perspectiva de sua realidade, não de outra desconectada da mesma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (53.1 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com