TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resenha NASF

Por:   •  5/4/2021  •  Resenha  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha – Vídeo: NASF em ação.

O vídeo mostra um grupo de crianças e adolescentes, composto por apenas uma menina, além da supervisora que é uma mulher.

Inicialmente todos se sentam em uma roda no chão, onde foram identificados através de crachás com seus nomes, a supervisora então, anota em uma cartolina as regras do grupo e deixa claro que ninguém é obrigado a participar da roda de conversa e das atividades. Todos presentes permanecem sentados na roda e começam a conversar sobre os motivos de estarem ali.

As crianças são bastante agitadas, se mexem no lugar o tempo inteiro e falam atropelando os outros, os dois adolescentes já são mais contidos, falam pouco e se comportam bem perante o grupo.

Após a apresentação dos integrantes e das regras, a supervisora propõe uma atividade, que ela denomina como “jogo da verdade”, a atividade consiste em girar uma caneta que aponta para duas pessoas e uma delas faz uma pergunta a outra, o diferencial foi que a supervisora já havia preparado as perguntas e colocou-as em um saquinho para serem sorteadas no decorrer do jogo.

No inicio eles se mostram bastante desapontados com a atividade, principalmente os meninos que querem jogar bola, então o observador e a supervisora sugerem que façam a atividade escolhida e as recreações como filmes, futebol, sejam feitas em outro momento se eles se comportarem e seguirem as regras do grupo. Por fim, a atividade é aplicada com êxito, todos participam ativamente, fazem a leitura das perguntas e respondem sem reclamar ou questionar a atividade.

O que mais nos impressionou foi a facilidade das crianças em interagirem entre si mesmo com supervisão de adultos, apesar de bastante agitados, não houve momento de timidez, falavam, opinavam e brincavam uns com os outros e com os supervisores da atividade sem se incomodar. A supervisora também nos surpreendeu bastante, firme com o que planejou e com suas ideias, mas também bastante descontraída com os membros do grupo, fazia questão de chamá-los para a atividade, auxiliava quando um ou outro não sabia/queria ler e incentiva todos a responder.

Na nossa visão a fundamentação teórica utilizada neste caso é a denominada Mediar o diálogo, metodologia desenvolvida por Vigotsky, que diz que é importante oferecer desafios para que a criança desenvolva mais do que sua condição atual permite aprender. Esta metodologia é indicada para grupos, onde o supervisor promove situações de interação, seja em forma de diálogo, trocas de experiências, jogos, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (34.7 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com