TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: O Psicólogo no NASF

Por:   •  3/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  901 Palavras (4 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CURSO DE PSICOLOGIA

PROCESSOS INSTITUCIONAIS

PROF. DR. JOSÉ CARLOS DE CARVALHO LEITE

GRUPO 5: CAMILA GALVÃO; JORDANE MARTINS; KAROLINA GUINCHESKI

Artigo: “O Psicólogo no NASF: potencialidades e desafios de um profissional de referência.” Maria Edilânia Matos Ferreira Furtado; Liliane Brandão Carvalho.

O presente artigo traz como objetivo de investigação a compreensão do lugar do psicólogo no Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF. O NASF é uma política de saúde recente, criada em 2008, a partir da publicação da Portaria GM 154, de 24 de Janeiro de 2008 pelo Ministério da Saúde, na qual coloca o psicólogo como um possível componente da equipe.

O NASF é vinculado diretamente às equipes de Saúde da Família e tem por objetivo apoiar, ampliar, aperfeiçoar a atenção e a gestão da saúde na Atenção Básica/Saúde da Família. Ele está instituído sob duas modalidades: o NASF 1, onde a equipe é constituída por, no mínimo, cinco profissionais de nível superior, devendo vincular-se a um número de 08 à 20 equipes de Saúde da Família; e o NASF 2, composto por três profissionais de nível superior e vinculado, no mínimo, a três equipes de Saúde da Família e, no máximo, a 20.

A composição da equipe NASF é multiprofissional, obedecendo ao critério da formação superior com atividades não coincidentes, podendo compor o quadro funcional os seguintes profissionais: Assistente Social, Educador Físico, Farmacêutico, Médico (Acupunturista, Ginecologista, Homeopata, Pediatra, Psiquiatra), Nutricionista, Psicólogo e Terapeuta Ocupacional.

A missão do NASF está pautada no apoio e compartilhamento visando o aumento da resolutividade das ações em saúde e a capacidade de compartilhar e fazer a gestão do cuidado vinculado a uma equipe de Saúde da Família. A atuação desta equipe também é atravessada por ações intersetoriais e interdisciplinares com o propósito de promoção, prevenção, reabilitação da saúde e cura, além de humanização de serviços, educação permanente, promoção da integralidade e da organização territorial dos serviços de saúde.

É visto que o fazer da psicologia é de grande valia para as instituições de saúde atualmente, entretanto muito recente na área da saúde pública. Após a regulamentação da psicologia enquanto profissão tinha atuação essencialmente com um viés elitista. A profissão de psicólogo foi demarcada como “reprodutora de um fazer tecnicista com ênfase nas técnicas psicométricas e na prática do psicodiagnóstico. Práticas essas responsáveis pela concepção de psicologia embasada no modelo médico-normativo.” (FURTADO, 2015) O perfil do psicólogo era comumente associado à clínica tradicional, posto que tal profissão nem sempre abarcou as camadas menos favorecidas, o que se caracteriza por uma onipotência clínica em detrimento de ações de cunho social.

Mudanças no perfil econômico da população brasileira e realizações de concursos públicos proporcionaram maior inserção de psicólogos no espaço público. Através da Reforma Sanitária e Reforma Psiquiátrica, as atenções em saúde passaram a ter maior foco na atenção primária, nas quais são organizadas através das Estratégias de Saúde da Família. O psicólogo que inicialmente teve inserção preponderante nos contextos organizacionais, clínica e escolar, passa a se inserir na saúde pública através dos hospitais. Porém, as novas concepções de saúde trazidas pelas Reformas Sanitária e Psiquiátrica, fez com que os profissionais de psicologia passassem a compor equipes multidisciplinares na atenção básica, incluindo o NASF.

O psicólogo como parte dessas equipes do NASF tem papel importante, entretanto o autor apresenta algumas críticas e ressalvas no que diz respeito à prática psicológica nesse campo de atuação. Evidencia que, ao mesmo tempo em que o campo da saúde mental é configurado enquanto lugar de grande inserção do psicólogo há também a crítica de que nesse espaço a inserção do psicólogo não mais que reproduziu a clínica privada, pois o direcionamento das atividades do psicólogo na saúde mental, via de regra, privilegiava apenas o paciente, sem relevante preocupação de inserir o seu contexto no fator adoecimento. E em relação ao contexto da atenção primária a prática psicológica em saúde mental, desde o âmbito da clínica, não pode perder de vista seu olhar de interface com as questões da psicologia social, nem a intervenção em psicologia sócio-comunitária consegue promover saúde mental sem levar em considerações aspectos do manejo clínico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (105.3 Kb)   docx (65.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com