TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A análise do comportamento

Por:   •  13/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.839 Palavras (8 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 8

Resumo

A análise do comportamento, proposta por B. F. Skinner foi à base teórica para esta discussão a respeito do experimento realizado. A partir de observações de um rato albino simulado por um programa de computador, Sniffy, obteve-se dados a respeito do comportamento operante. Houve a proposta de introduzir ao repertório do roedor o comportamento de pressionar a barra, e, foram feitas observações sobre seu repertório comportamental quando exposto a modelagem para aquisição do comportamento em questão. A particularidade do experimento trouxe aos resultados obtidos, uma curiosa ilustração de quão complexa é a história comportamental de um organismo. E, quão importante é analisá-la minuciosamente, para que seja possível prever e controlar comportamentos de um sujeito. O experimento com ratos virtuais se torna fácil a observação, além do manejo mais fácil e o custo da manutenção (hospedagem, alimentação e trato) o que se torna tudo acessível. O presente trabalho teve como objetivo demonstrar como um indivíduo coopera sobre o meio, basicamente na relação entre estímulo do ambiente onde o sujeito está inserido e a resposta emitida por ele, através da análise do comportamento animal, e do condicionamento operante. As experiências no laboratório virtual através do Sniffy Virtual tiveram uma excelente contribuição para o aprendizado, pois através da experiência com o rato virtual conclui-se que todo nosso passado interfere no modo como os comportamos hoje, e o passado de todos os organismos é diferente. Por esse motivo duas pessoas em uma mesma situação se comportam de forma diferente.

Palavras-chave: Behaviorismo; Rato Virtual; Condicionamento Operante; Modelagem.

Introdução

A análise experimental do comportamento foi estuda a aprendizagem de vários processos pelos quais o comportamento pode ser modificado, busca compreender o ser humano a partir de sua interação com ambiente. O conceito de ambiente para análise do comportamento, se refere as coisas matérias, a interação com outras pessoas, a nossa história  de vida e a nossa interação com nós mesmo como estudamos ao longo do livro “Princípios Básicos de Análise do Comportamento”, temos que identificar como os indivíduos interagem com seu ambiente a partir dos conceitos de condicionamento pavloviano; condicionamento operante; isolamento de estímulos, esquemas reforçadores para saber em quais circunstância o comportamento tem maior probabilidade de acontecer e controlar o comportamento. Dentro da psicologia existe diversas abordagem que estudam comportamento, segundo Skinner, comportamento operante é uma ação voluntária do sujeito que produzirá uma resposta qualquer. Ele opera sobre o ambiente, ou seja, é uma ação ou reação do sujeito sobre o ambiente, modificando-o de algum modo. O comportamento operante é adquirido e mantido devido suas consequências e aprendida a longo da experiência.

No trabalho com o rato virtual sniff, utilizamos os conceito da teoria Behaviorista de Skinner que estuda humanos e animais. Este trabalho, que foi realizado através do estudo, análise e observação do comportamento do rato virtual, onde foram observado conteúdos como comportamento operante, reforça mento continuo, extinção, tendo como objetivo principal a realização pratica do conteúdo estudado em sala, desenvolver  a observação capacidade de análise de condicionamento do comportamento, cujo o criador foi Burrhus Frederic Skinner, o uso de ratos e a criação de um estimulam condicionada, a utilização de resposta ao pressionar a barra como paradigma operante, o aumento das respostas é fundamental e os resultados obtidos no reforço de apertar a barra, criam no rato virtual um processo de modificação de comportamento.

Fundamentação teórica

Iniciamos nossos estudos conceituando os reflexo inato, seria tudo que tem uma alteração no ambiente que produz uma alteração no organismo como, por exemplo, quando luz reflete -se sobre a pupila, ela contrai, e como se relaciona reflexo, estímulo e resposta. Reflexo são relação entre estimo e respostas, respostas são mudanças em nossa organismo produzidas por mudanças no ambiente e a relação entre estímulo e resposta é chamada reflexo estes conceitos foram discutidos em sala de aula sobe medição da professora Claudiane aparecida Guimarães embasados nos capitulo primeiro do livro “princípios básicos de análise do comportamento”.

O behaviorismo também chamado comportamentalismo e psicologia comportamental é um termo que abrange várias teorias da psicologia tem como principal objeto de estudo comportamento. O behaviorismo teve estudos de vários teóricos um deles crio uma escola de psicologia John. B. Watson baseados na cresça que os comportamentos pose ser medidos, trenados e mudados, o behaviorismo foi estudado por pelo trabalho clássico Watson chamado a psicologia como a behaviorista a vê de 1913. Os behavioristas rigorosos a creditavam que qualquer pessoa podia ser trenada para agir de uma mineira particular dado a condicionamento correto esta perspectiva foi conceituada por vários psicólogos e pesquisadores entre eles Ivan Petrovich Pavlov, um fisiologista russo foi responsável pelo condicionamento clássico. O condicionamento clássico é técnica utilizava na formação comportamental que um estimulo que ocorre naturalmente e emparelhado como respostas em seguida um estimulo natural neutro é combinado com estimulo de ocorrência natural eventualmente o estimulo que era neutro vem para trazer a resposta sem a presença do estimulo que ocorre naturalmente então os dois elementos são conhecidos com CS( estimulo acondiçoando) e CR( resposta acondiçoada) Pavlov chegou a estes descoberta, observando seus sujeitos experimenteis cães ao estudar reflexos biologicamente estabelecidos. O behaviorismo clássico de Watson e conhecida como psicologia que tem a relação S-R( estimulo- resposta), nesta perspectiva a psicologia e o ramo da ciência naturais que tem como princípios a objetividade e a experimentação e como finalidade prever e controla o comportamento perspectivas estas colocadas por uma visão do behaviorismo clássico que a credita que o comportamento sempre responde a um estimulo visão que é superada mais tarde por outras perspectivas mesmo dentro da psicologia comportamental.

Skinner como resposta as corretes internalistas da psicologia comportamental espirados pelo behaviorismo filosófico publicou em 1953 o livro ciência e comportamento humano marcando o início do behaviorismo radical que teve desenvolvimento como filosofia da ciência do comportamento humano, a parte experimental continuava na análise experimental do comportamento em canto analise aplicada do comportamento referisse aplicação da pratica. Sua teoria não nega a existência mentais, mais nega que elas são as causas do comportamentos, se opõe ao behaviorismo de Watson que acredita na existências de procedimentos mentais. Skinner utiliza para explica o comportamento o condicionamento operante R- C uma resposta emitida pelo organismo produz uma alteração no ambiente, um método de aprendizagem que ocorre através de reforço e punição para o comportamento, através desse condicionamento uma associação e feita entre um comportamento e uma consequência para este comportamento quando o resultado desejável segue uma ação, o comportamento torna mais provável a ocorrer no futuro, respostas seguidas de resultados contrário por outro lado menos provável de acontecer novamente no futuro, então o esquema seria Sd- R- Sr = estimulo discriminativo, aumenta a probabilidade de ocorrência de uma resposta,  Após a resposta segue o estimulo reforçador, o reforço aumenta a probabilidade de que o comportamento ocorra novamente, a punição diminui a probabilidade de que o comportamento ocorra novamente. Demostrado e ilustrado do capitulo quatro, quinto e sento do livro “Princípios básicos de análise do comportamento”.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (113.7 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com