TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A influência da liderança positiva no comportamento organizacional

Por:   •  20/8/2017  •  Monografia  •  4.296 Palavras (18 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 18

FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU

UNIDADE DE JOÃO PESSOA

CURSO DE PSICOLOGIA

A INFLUÊNCIA DA LIDERANÇA POSITIVA NO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

DIANA CRYS LYRA DE ALMEIDA

JOÃO PESSOA

ABRIL /2017

DIANA CRYS LYRA DE ALMEIDA

TITULO: A INFLUÊNCIA DA LIDERANÇA POSITIVA NO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Pré-projeto apresentado para avaliação bimestral da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I, na Faculdade Maurício de Nassau, em João Pessoa, PB.

Orientadora: Prof.ª Ms. Karen Guedes Oliveira

JOÃO PESSOA

 ABRIL/2017

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO

  1. JUSTIFICATIVA
  1. PROBLEMA
  1. OBJETIVOS
  1. GERAL

2.2 ESPECÍFICOS

00

00

00

00

00

00

  1. REVISÃO TEÓRICA

     5.1 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

     5.2 CONCEITO E PRINCÍPIOS DA PSICOLOGIA POSITIVA

  1. CARACTERÍSTICAS DA LIDERANÇA POSITIVA

  1. COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
  1. METODOLOGIA
  1. CARACTERÍSTICAS DA PESQUISA
  1. PROCEDIMENTOS DE COLETA DE DADOS
  1. CRITÉRIOS DE INCLUSÃO
  1. CRITÉRIOS DE EXCLUSÃO
  1. PROCEDIMENTOS DE ANÁLISE DE DADOS
  1. RESULTADOS E DISCUSSÃO
  1. CONCLUSÃO

00

00

00

00

00

00

00

00

00

00

00

00

00

  1. CRONOGRAMA                                                                                    00

  1. REFERÊNCIAS                                                                                    00
  1. APENDICE                                                                                            00

      12- ANEXOS                                                                                        00

1-INTRODUÇÃO              

Todos os indivíduos que adentram no mercado de trabalho compreendem que em toda empresa existe uma hierarquia a ser seguida, partindo desse pressuposto, logo é possível identificar no organograma a que líder determinado colaborador irá se reportar. A liderança dentro da organização é fundamental para persuadir um grupo a realizar determinada tarefa ou atingir um objetivo. Para Robbins et al. (2014), há uma diferença entre ser gestor e líder, pois nem todo líder consegue executar o papel que é proposto a um gestor, tão pouco um gestor necessariamente terá habilidades para liderar, pois essa tarefa está aquém de planejamentos estratégicos, organização de estruturas de trabalho e toda parte de fiscalização do cumprimento das atividades das equipes. As organizações buscam líderes que inspirem as pessoas a trabalharem em prol de uma visão macro, que motivem e apresentem à esses colaboradores a relevância do papel que é desempenhado por eles dentro daquele respectivo grupo e qual o resultado que se busca através dos esforços que estão sendo empregados.

Apesar de bastante discutido, o tema liderança ganha novos reforços quantos aos estilos de liderar, entre esses novos modelos está a liderança positiva, que na percepção de Perez (2016) é um braço da psicologia positiva, cujo foco são os pontos fortes do sujeito, suas potencialidades, virtudes e capacidade de se desenvolver, essa visão é o que diferencia esse movimento das demais teorias onde o objetivo principal é tratar as patologias. Dessa forma, a liderança positiva ajuda as organizações e seus líderes a lograrem êxito na missão de gerir pessoas com mais dinamismo e leveza implantando técnicas e ferramentas que estão disponíveis para qualquer líder em variados segmentos. Segundo Perez (2016), esse estilo é baseado no positivo, enfatizando e valorizando as forças pessoais do indivíduo, deixando de evidenciar posicionamentos negativos e desaprovações frequentes.

A partir da implantação desse modelo de liderança é possível identificar mudanças no comportamento dos grupos da organização. Segundo Robbins et al. (2014) quando há uma relação de interdependência entre dois ou mais indivíduos que trabalham em busca de um objetivo, pode-se dizer que consiste numa descrição de grupo. No contexto organizacional os grupos de trabalho geralmente apresentam dificuldades no que desrespeito a interação entre as pessoas, ora pelas personalidades diversas, ora pela incompatibilidade de pensamentos. Para Perez (2016) a prática das quatro estratégias da liderança positiva que são: o clima positivo, a comunicação positiva, o relacionamento positivo e o significado, causa uma aproximação maior entre as pessoas que trabalham juntas, e, consequentemente uma compreensão maior do papel de cada um dentro do grupo. Sendo possível também perceber os pontos mais fortes e as fraquezas de cada integrante, os líderes podem trabalhar suas equipes no sentido de torná-las de alta performance e cada vez mais colaborativas entre si.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.2 Kb)   pdf (247.8 Kb)   docx (248.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com