TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A pesquisa e processo de produção do conhecimento

Por:   •  15/10/2020  •  Artigo  •  3.128 Palavras (13 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 13

“A PESQUISA E O PROCESSO DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO - ALGUMAS ANOTAÇÕES E REFLEXÕES”

Alba Maria Pinho de Carvalho

O que é pesquisa?

O que é conhecimento científico?

Como se produz o conhecimento científico?

Quais as exigências básicas no processo de produção do conhecimento científico?

Estas são questões essenciais, que se colocam de imediato para todos aqueles que começam a se preocupar com a questão da pesquisa, enquanto forma de trabalho. E, é preciso ter claro como ponto de partida: para essas questões não existe uma única resposta; pelo contrário, deparamo-nos com diferentes respostas que variam de acordo com as perspectivas e concepções assumidas. Assim, analisar essas questões é, antes de tudo, retomar velhas e sempre atuais polêmicas sobre as diferentes concepções do que é ciência e conhecimento cientifico. Enfim, é preciso colocar o nosso raciocínio num plano epistemológico[1].

Começando a analisar as concepções que configuram a Teoria do Conhecimento, podemos resgatar de inicio, duas concepções distintas: o empirismo e o formalismo. Tais concepções divergem no tocante ao processo e dinâmica do conhecimento, mas têm a mesma raiz, em termos de uma perspectiva dualista, na medida em que separam, em que fazem um corte na relação entre        a realidade que se quer conhecer – dimensão do concreto – e as explicações teóricas formuladas sobre essa realidade – dimensão do abstrato – que se expressa no plano do pensamento. Tal separação implica, conseqüentemente, no corte da relação essencial no processo de produção do conhecimento científico: a relação sujeito / objeto.

Essas duas concepções, partindo de referenciais distintas, sustentam diferentes concepções do que seja o conhecimento científico, quais sejam:

—         para o empirismo, o conhecimento é a representação fiel da realidade; é um retrato puro e objetivo da realidade tal qual ela se apresenta; assim, o conhecimento científico é resultante do recolhimento de indícios da realidade, isto é, dos dados para uma cópia imediata e plenamente objetiva do real;

—         para o formalismo ou teoricismo, o conhecimento é a expressão de um processo de deduções lógicas, com base nas explicações formuladas sobre a realidade, sem considerá-la na sua dinâmica efetiva; assim, o conhecimento científico é resultante da aplicação mecânica de formulações teóricas, sem considerar as especificidades da realidade.

Em essência, tais concepções divergem sobre o Vetor, ou seja, de onde parte o processo do conhecimento:

—         para o empirismo, o ponto de partida é a realidade em si mesma enquanto tal, sendo, pois, o processo comandado por essa realidade, baseando-se na experiência;

—         para o formalismo, o ponto de partida é a teoria fechada em si mesma, sendo, pois, o processo dirigido, pelas generalizações teóricas aplicadas mecanicamente.

Dentro de uma perspectiva dualista, a concepção empirista e a concepção formalista fazem o corte entre o conhecimento e a prática de uma dada sociedade, assumindo, de diferentes ângulos, a independência e autonomia do conhecimento. Tal perspectiva implica, pois, o assumir da tese da neutralidade do conhecimento científico que se expressa na crença do conhecimento puro e neutro, produzido num campo exclusivo que está acima dos interesses sociais em jogo: a ciência.

Do ponto de vista epistemológico, é importante ter claro que tais concepções dualistas estão fundadas em pressupostos diversos, em suposições básicas relativos a: origem e critérios da verdade; concepção de realidade; concepção de teoria; natureza do conhecimento; objetividade do conhecimento. Em conseqüência, essas concepções têm entendimentos diferenciados acerca do papel do pesquisador enquanto sujeito da investigação e do que seja o objeto de estudo a ser conhecido. Neste sentido é que se configuram o equívoco empirista do pesquisador como um extrator de verdades contidas na realidade e externa a ele e o equívoco formalista da realidade reduzida a um esquema lógico — teórico auto-explicativo.

Em síntese, as concepções empirista e formalista limitadas e fechadas em suas polarizações, delimitam perspectivas parciais do que seja o conhecer científico que não conseguem dar conta do rico e complexo processo de produção do conhecimento científico[2].

Continuando o processo de resgate sobre as concepções do conhecimento, chegamos a uma concepção que busca superar essas visões parciais, configurando uma perspectiva ampla do conhecimento científico, fundada na relação entre a teoria e a realidade, entre o abstrato e o concreto, o que implica na relação dialética sujeito / objeto. É o Racionalismo Aberto que bem se expressa na Teoria Marxista do Conhecimento, ou seja, é o Racionalismo de inspiração marxista que podemos denominar de Racionalismo Dialético[3].

Racionalismo Dialético, fundado na suposição básica da relação estreita e firme entre conhecimento e prática social, concebe o conhecimento científico como uma instância determinada pela dinâmica contraditória das forças constituintes de uma dada sociedade. Logo, o conhecimento científico tem uma dimensão política essencial, emergindo a partir de demandas sociais e repercutindo na luta dos interesses sociais em jogo. É a dimensão da Práxis que se coloca como o pressuposto fundante do Racionalismo Dialético, enquanto perspectiva da Teoria do Conhecimento.

E, efetivamente, o que é o Conhecimento Científico nessa perspectiva do Racionalismo Dialético?

O conhecimento científico é a decifração dos fatos, dos fenômenos, indo além das manifestações aparentes na busca dos determinantes; é, pois, a explicação daquilo que não é transparente e que, de fato, determina a emergência e a dinâmica dos fenômenos específicos e particulares. Assim, cabe à Ciência revelar o sentido objetivo dos fatos e fenômenos, trabalhando as suas manifestações, no sentido de penetrar na lógica explicativa do real.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (165.3 Kb)   docx (327.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com