TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A psicologia Humanista

Por:   •  31/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  364 Palavras (2 Páginas)  •  951 Visualizações

Página 1 de 2

A psicologia Humanista

Conhecida como terceira força, a psicologia humanista, é contrária ao entendimento de determinações, mas acredita que o indivíduo têm plena capacidade de ser livre e responsável por suas próprias escolhas e ainda é competente o suficiente para modificar e atuar sobre o meio.

Adverso ao Teocentrismo Medieval no antropocentrismo o homem ganha força, e agora ele é o centro do universo. Que antes se consideravam Deus o centro de tudo.

É no Renascimento entre o final do século XIV e o início do século XV que surge o termo humanista, destacam-se neste período Erasmo e Pico Della, que se preocupavam em compreender o homem acima de tudo, e entender o real valor deste homem na sociedade.

Surge então, na Grécia o movimento humanista, que teria começado pelos sofistas, o que é importante ressaltar Protágoras de Abdera que exibia seus pensamentos de forma bastante objetiva e clara destacando a relevância do homem em relação ao mundo.

Houve também a contribuição fundamental de outros pensadores também, como: René Descartes, Jean-Jacques Rosseau, e Imannuel Kant, nos séculos XVII e XVIII, cada qual incluindo seus diferentes modos de pensar, contudo considerando sempre a autonomia do indivíduo no meio.

A concepção de homem, nos séculos XIX e XX determinou uma série de movimentos em prol dos direitos e deveres do homem. A Organização das Nações Unidas (ONU), promulgou a Declaração dos Direitos dos homens em 1948, o que parecia ser o início de uma aceitação universal de um humanismo jurídico.

A partir da década de 1940, os primeiros trabalhos de psicologia humanista foram publicados. Abraham Maslow, Gardner Murphy, Gordon E. Allport e Carl Rogers, são considerados inciadores deste movimento,onde se postulava como uma alternativa aos dois outros movimentos, nos Estados Unidos o behaviorismo de John Watson e a psicanálise de Sigmund Freud.

Já no Brasil, a psicologia humanista foi ntroduzida pelas obras de Carl Rogers, em 1970. A psicoterapia proposta por ele, acabou sendo influência em vários trabalhos referentes ao movimento humanista, sendo assim divulgada em várias Universidades, seu trabalho ganhou forças e fez, com que a psicologia humanista ganhasse espaço para ser trabalhada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (56.5 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com