TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A relação terapêutica da clínica analítico-comportamental

Por:   •  24/9/2018  •  Exam  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 2

A relação terapêutica da clínica analítico-comportamental

Os resultados da terapia analítico-comportamental dependem muito da relação que se estabelece entre terapeuta e cliente. O terapeuta deve estabelecer uma escuta não punitiva, permitindo assim a livre expressão do seu cliente. Além disso, deve demonstrar ser capaz de modificar sua queixa ou sofrimento e ser reforçador.

A interação entre Terapeuta e Cliente exercer diferentes funções, tais como: o comportamento de um funciona como reforçador para o outro; podem ter função de estímulos condicionados eliciadores de bem-estar, ou as respostas do Terapeuta podem servir de Sd para a emissão de respostas do cliente favoráveis à mudança.

Exercício Comentado: A relação terapêutica é um ingrediente fundamental num processo psicoterápico.

Algumas pesquisas sobre o tema em questão, tem mostrado bom prognóstico quando ela é bem estabelecida.

Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta:

I) Em processos psicoterápicos é comum o cliente apresentar comportamentos de esquiva emocional e dificuldades em estabalecer mudanças, ou a aderir a certas intervenções propostas. Neste caso, certamente isso ocorre porque a relação terapêutica não foi estabelecida de modo apropriado, por isso o cliente está reagindo dessa maneira.

II) Quando o cliente estiver contando sua história ou sua queixa é importante que o terapeuta fique atento as suas reações emocionais, lhe dê atenção, demonstre aceitação, escute-o sem julgamentos. Tais comportamentos do terapeuta podem facilitar a expressão das suas dificuldades, bem como favorecer o processo de adesão à terapia.

III) A relação terapêutica é fundamental, porém não é uma condição suficiente para que a mudança ocorra.

Pode-se dizer que ela é um meio para que bons resultados sejam alcançados.

Estão Corretas:

a) I

b) II

c) III

d) I e II

e) II e III

21/08/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos. https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 2/2 Resposta Correta: e

A esquiva emocional ou a dificuldade em mudar, embora possam estar relacionadas a falta de certas habilidades do terapeuta como por exemplo, o terapeuta não manifestar compreensão e acolhimento, ou julgá-lo, entre outras, não pode ser exclusiva a isso. Para compreender a resistência, é preciso analisar a história passada, as variáveis associadas para compreender as possíveis causas desses comportamentos.

Após, será possível propor estratégias para resolver tais problemas.

Bibliografia Básica: WIELENSKA, R. C. O papel da relação terapeuta-cliente para a adesão ao tratamento e à mudança comportamental. Em: BORGES, N. B.; CASSAS, F. A. Clínica analítico-comportamental: aspectos teóricos e práticos. Porto Alegre: ARTMED, 2012

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (49.7 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com