TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ÉTICA E CIDANIA NA ATUALIDADE

Por:   •  2/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 3

ÉTICA E CIDANIA NA ATUALIDADE

Ética e cidadania são dois conceitos-chave na sociedade humana. Esses conceitos estão relacionados às atitudes dos indivíduos e à maneira como eles interagem entre si na sociedade. Enquanto a Ética é definida como um conjunto de valores morais e princípios que regem a conduta humana na sociedade, a cidadania expressa um conjunto de direitos que dá a pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo do seu povo.

A priori, para falar de ética, é necessário entender o conceito de valores. Quando nascemos, somos ensinados sobre o que é certo e o que é errado, é a partir daí que disseminamos valores impostos pela sociedade. Ao considerar que valor moral é uma necessidade para viver em sociedade, com a valorização da vida coletiva poderemos entender mais sobre ética, moral e vida social. Nesse sentido, a ética leva em conta os outros e se fundamenta na presença dos valores morais, ou seja, da moral instituída.

Ademais, o conceito de ética é definido como um modo de agir, logo, é a forma de se comportar a partir de uma norma moral incorporada. Referente a uma orientação de vida que leva em consideração a preservação da vida em sociedade. Já a moral é definida como um conjunto de condutas e normas que os indivíduos costumam aceitar como válidas. Essas regras são adquiridas através da cultura e educação de cada grupo social.

Em contrapartida, O conceito de cidadania é o prelúdio para extrairmos a compreensão de direitos, obrigações e deveres de cada indivíduo na sociedade. A cidadania é uma ideia dinâmica que se renova constantemente diante das transformações sociais, dos contextos históricos e principalmente diante das mudanças de paradigmas ideológicos. A cidadania conhecida na antiguidade clássica não é a mesma cidadania pela qual lutamos hoje e nem a que aspiramos concretizar nas gerações futuras.

A base para a concepção de cidadania é a noção de Direito. E a história do desenvolvimento da cidadania está relacionada à conquista de quatro tipos de direitos: os direitos civis, políticos, sociais e humanos. Além dos direitos individuais de cada cidadão, a cidadania envolve uma compreensão dos deveres de cada um para com a sua cidade, estado ou localidade onde habita.

Atualmente, observa-se a aplicabilidade desse conceito em algumas questões sociais como é retratada na música “Cidadão”, do cantor Emicida. A música traz à tona diversos fatores sociais, entre eles observa-se no trecho “Meus vizinhos saber menos nome de livro que de arma” que a falta de acesso à educação de qualidade ainda é uma carência predominantemente presente no contexto social brasileiro, principalmente em bairros de baixa renda e favelas.

Dessa forma, nota-se que a desigualdade social é vista não somente na esfera da empregabilidade, mas também na educação. Isso reflete diretamente no insucesso da construção de uma cidadania que seja vivida por todos, visto que o processo educativo desenvolve valores e consciência da preocupação com o outro. Assim como a questão da responsabilidade com a vida social.

REFERÊNCIAS

SIGNIFICADOS. Ética e Cidadania: o que são e o que significam. Significados. Disponível em: https://www.significados.com.br/etica-e-cidadania/. Acesso em: 30 Oct. 2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (67.9 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com