TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética Profissional e Publicidade

Por:   •  24/11/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.415 Palavras (6 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE PAULISTA

Instituto de Ciências Humanas

Curso de Psicologia

   

                         DÉBORA SILVA CAMPOS N495DC - 5

  INGRITI CARDOSO FURTADO D88GJA-2

                      KAREN AMORIM MARINHO N435EG-2

                      LEIDAIANA AP. G. SILVA D92DGA-3

LUANA DOS SANTOS SILVA D977HB-8

PROCESSOS PSICOLOGICOS BÁSICOS: PERCEPÇÃO E SENSAÇÃO

SÃO PAULO[pic 1]

2019

                      DÉBORA SILVA CAMPOS N495DC - 5

  INGRITI CARDOSO FURTADO D88GJA-2

                      KAREN AMORIM MARINHO N435EG-2

                      LEIDAIANA AP. G. SILVA D92DGA-3

LUANA DOS SANTOS SILVA D977HB-8

PROCESSOS PSICOLOGICOS BÁSICOS: PERCEPÇÃO E SENSAÇÃO

Trabalho referente à disciplina de Psicologia: Processos Psicológicos Básicos, do curso de Formação Específica em Psicologia, da Universidade Paulista, sob a orientação da Profa. Lívia

SÃO PAULO

2019[pic 2]

Índice

Introdução .................................................................................... pg

OBJETIVO...............................................................

 METODOLOGIA....................................................

EXPERIMENTO ............................................

CONCLUSÃO .........................................

BIBLIOGRAFIA ..................................................................................

                                                               

 INTRODUÇÃO

Nossa percepção opera em função da sensação. Sensação é a resposta a um estímulo externo (processo inicial, onde a energia física ambiental é detectada e codificada sensorialmente), nosso organismo através do sistema nervoso, envia esses estímulos ao cérebro que, por sua vez, dará significado à essa experiência.

Assim, podemos definir percepção à assimilação que fazemos do mundo ao nosso redor, a maneira como nosso cérebro interpreta as informações que lhe são transmitidas. A percepção permite que o cérebro organize e interprete as impressões sensoriais, ou seja, a reação que é causada pelo estímulo interno e externo, dando significados às coisas que vemos.

Ao submetermos nossa percepção a figura ambígua, a figura vira fundo e o fundo vira figura (aquilo que está no fundo passa a ser vista como figura primária e o que está na frente passa a ser a figura secundária.

Percepção

O seu processo consiste na aquisição, interpretação, seleção e organização das informações obtidas, podendo ou não depender de alguma informação proveniente da memória. Esta atividade cognitiva ocorre graças aos órgãos dos sentidos que espalham as informações obtidas. Primeiramente, os órgãos receptores detectam e recebe o estímulo, processo designado por sensação. Em seguida, esse estímulo é traduzido em impulsos nervosos que são conduzidos ao cérebro, onde são processados. Toda esta sequência tem início com a atenção, um processo de observação seletiva em que atuam fatores determinantes: os fatores externos e os fatores internos. Por fatores externos entendemos agentes que surgem exteriormente ao corpo, ou seja, estímulos que os órgãos dos sentidos identificam. Como exemplo, podemos considerar o movimento do estímulo, a sua intensidade, contraste e incongruência. Os fatores internos estão relacionados com o nosso ser e a nossa personalidade.

Podemos tomar como exemplo a motivação para o estímulo, as experiências que tivemos anteriormente, o maior ou menor conhecimento e entendimento do estímulo, a natureza social e a expectativa, entre outros.

 

À medida que adquirimos novas informações, a nossa percepção em relação a um determinado assunto vai-se alterando. Contudo, é de salientar que mesmo na ausência de alteração do estímulo, a sua interpretação poderá variar, por influência das experiências presenciadas pelo sujeito. Assim, após a chegada da informação ao cérebro, vão-se estruturar e organizar continuamente as representações do mundo. É nele que se dá sentido ao que vemos, ouvimos e sentimos, dado que a informação proveniente dos órgãos sensoriais é processada no cérebro, estrutura do sistema nervoso na qual os estímulos ganham sentido e, por isso, significado.

Na percepção visual, psicólogos tentam descobrir como as informações transmitidas pelos órgãos dos sentidos criam a base da percepção. Os psicólogos ainda discordam sobe a extensão pela qual a percepção se baseia nas informações encontradas no estímulo. As duas teorias principais para explicar como processamos as informações são a do processamento de cima para baixo top-down e a do processamento de baixo para cima bottom-up.

A percepção representa um processo cognitivo único. É distinto da memória, pois, enquanto essa está relacionada com acontecimentos passados, a percepção está diretamente relacionada com acontecimentos observáveis no momento presente. Também se considera a percepção diferente do pensamento e da consciência, visto que a percepção não remete para a subjetividade do ser humano. A percepção nasce a partir de um estímulo proveniente do exterior, contrariamente à consciência e ao pensamento que constituem processos mais íntimos e existem sem que haja um estímulo, pelo que apenas é necessário recorrer à memória.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (74.7 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com