TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANSIEDADE PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS

Por:   •  23/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  660 Palavras (3 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 3

X

[pic 1]

FATECIE – Faculdade de Tecnologia e Ciências do Norte do Paraná

Autorizada pela Portaria Nº. 1179 de 05 de dezembro de 2007

Rua Getúlio Vargas nº. 333 -  Paranavaí – PR  

Fone: (44) 3422.0716 CNPJ: 07724708/0001-34    Insc. Est.: Isento

THAIS ANDRESSA ZAMBIANQUI

PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS

PARANAVAÍ

2017

THAIS ANDRESSA ZAMBIANQUI

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de nota junto a disciplina de Processos Psicológicos Básicos do curso de Psicologia ministrada pela professora Maysa Ricardo da Faculdade de Tecnologia e Ciências do Norte do Paraná.

PARANAVAÍ

2017

Consequências da Ansiedade na Saúde

Ansiedade é um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão, caracterizado por tensão ou desconforto derivado de antecipação de perigo, de algo desconhecido ou estranho. Skinner define ansiedade como uma condição emocional complexa e aversiva que é condicionada como resultado de um emparelhamento de estímulos. Um único evento aversivo pode levar uma condição de ansiedade a ficar sob o controle de estímulos incidentais. Quando uma pessoa é submetida a uma situação a qual foi desagradável, provocando um enorme grau de ansiedade, então quando submetido a situações parecidas irá associar o sentimento de ansiedade com o evento ocorrido. A exposição de estímulos aversivos produz uma resposta de ansiedade, juntamente com sintomas somáticos, gerados no sistema nervoso autônomo.

Alguns dos tipos de transtornos ansiosos segundo o DSM-V são: transtorno de pânico, agorofobia, transtorno de ansiedade generalizada, fobia social, fobias específicas, transtorno de estresse pós-traumático e transtorno obsessivo-compulsivo TOC. Quando o corpo sofre de ansiedade, o sistema produz uma quantidade excessiva de cortisol, o hormônio do estresse. Essa produção hormonal leva o fígado a produzir mais glicose. Para a maioria das pessoas, este açúcar extra no sangue pode ser simplesmente reabsorvido com nenhum dano real. No entanto, para aqueles com risco de diabetes, o açúcar no sangue pode causar problemas de saúde mais sérios.

Sintomas de ansiedade generalizada podem ser emocionais, mentais e físicos. Os sintomas emocionais e mentais se resumem em dificuldade para relaxar ou a sensação de que está a ponto de estourar, está no limite do nervosismo, preocupação e tensão crônicas e exageradas, irritabilidade, dificuldade de concentração e frequentes esquecimentos, dificuldade de engolir ou sensação de um bolo na garganta, assustar-se com facilidade e de forma mais intensa e sensação de "cabeça leve". E os sintomas físicos se resumem em se cansar com facilidade, fadiga, tensão muscular, cefaleias, dificuldade para adormecer ou sono insatisfatório, boca seca, mãos ou pés úmidos, enjoos ou diarreia, aumento da frequência urinária, sudorese excessiva, tremores, coração acelerado, tonturas, desconforto abdominal, respiração acelerada, palpitações (sensação de que o coração falhou uma batida) e micção frequente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (150.8 Kb)   docx (26.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com