TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO FILME “GÊNIO INDOMÁVEL”

Por:   •  31/7/2016  •  Resenha  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  1.568 Visualizações

Página 1 de 2

ANÁLISE DO FILME “GÊNIO INDOMÁVEL”

O profissional psicólogo tem papel fundamental na promoção da saúde mental e bem-estar do indivíduo em sociedade. Cabe a ele o estudo e análise dos comportamentos, sejam eles patológicos ou não, compreendendo sua subjetividade e respeitando a individualidade do sujeito.

No filme “Gênio Indomável” é notável a importância do profissional diante das situações de vida de Will, um jovem delinquente com inteligência acima da média e dificuldades emocionais. Will é descoberto por um professor da universidade que decide dar oportunidade ao seu potencial. O professor se compromete juridicamente com a readaptação do jovem à sociedade, levando-o a cinco terapeutas em tentativas falhas, já que Will se recusava dar continuidade ao tratamento. Como última tentativa, o professor o leva para consulta com um velho amigo seu que é psicólogo, o Dr. Sean.

Dr. Sean se vê diante de um grande desafio, pois Will se mantinha resistente à abordagem e muitas vezes até agressivo com o terapeuta, desencadeando-lhe rompantes de raiva e descontrole, que ocorrem com frequência, até que Sean começa a estabelecer um laço de confiança com Will, que se permite ser analisado.

A partir do estreitamento do laço psicólogo-cliente, Dr. Sean consegue promover mudanças significativas na vida de Will, que consegue transpassar barreiras antes impensadas. O rapaz percebe a sua capacidade e toma as rédeas do rumo da sua vida.

A partir da análise do filme é possível traçar um paralelo com a realidade, identificando conflitos reais na história dos personagens. Em meio a tantos conflitos surge a necessidade da intervenção psicológica, orientando, apoiando e promovendo novas descobertas na vida do indivíduo. Este é o papel do profissional psicólogo: dar suporte e auxílio ao paciente, assim como ajudá-lo a romper com comportamentos inadequados.

A atuação do psicólogo na sociedade hoje em dia é fundamental para que as pessoas possam entender um pouco sobre si mesmas e, sobretudo, devolver-lhes o controle e responsabilidade sobre suas vidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (50.1 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com