TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS RAIZES DO PENSAMENTO

Por:   •  18/5/2016  •  Resenha  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 2

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ

ESCOLA DE SAÚDE E BIOCIÊNCIAS

CURSO DE PSICOLOGIA

DISCIPLINA RAÍZES DO PENSAMENTO PSICOLÓGICO

Filosofia Antiga- Sócrates e os sofistas

Caroline Casé,

Turma A (noturno).

Curitiba, 2016.

“Só sei que nada sei” é desta maneira que Sócrates descobre que a verdadeira sabedoria é reconhecer a sua própria ignorância.

“Conheça-te a ti mesmo” frase que Sócrates aderiu para aconselhar seus discípulos.

Cada vez que ouvimos o nome Sócrates vem em nossa mente um grande filosofo, um questionador: primeiro da natureza depois dos homens.  A filosofia socrática tem grande interesse inicial na problemática da ético-politica, dando assim inicio a um gênero cultural autônomo. A filosofia também cria base para algumas perguntas que já passaram pela cabeça de quase todos nós: o que é verdade? Como provar a razão? Justificar com base em que? Essas mudanças que ocorreram foram o conjunto de varias outras áreas também, mas que de certa maneira favoreceu o nascimento, incompleto e lento, da filosofia.

Os sofistas, que vem da palavra ‘sábio’, eram originalmente professores viajantes que andavam ensinando sobre argumentação, discurso, oratória. Desta forma deu-se origem a novas ciências, que mais tarde se tornarem essenciais à sociedade.Entendemos desta forma que pelo fato de Sócrates não ter escrito absolutamente nada, sue método era apenas focado nas discussões. Por este motivo os sofistas incentivaram o desenvolvimento dos estudos de poética e gramatica.A retorica dos sofistas, contraria a maiêutica de Sócrates, leva o interlocutor a busca de sua ideologias, para que sejam usadas para a massificação do povo.

Um dos pontos que mais se destaca entre Sócrates e os sofistas é o preco que eles cobravam por suas aulas, enquanto Sócrates fazia essa mesma tarefa apenas por prazer. Pessoas que dedicavam a sua vida a esse tipo de ‘trabalho’ eram muito solitárias e faziam varias competições entre si.

Contudo foi através dos estudos de Sócrates que hoje entendemos o sentido de maiêutica, que podemos discutir, argumentar, além de podermos compreender a diferença entre uma manipulador de massas ou grandes lideres. Entendemos também o conceito de verdade, pois agora sabemos que a verdade é única para cada um, não sendo imposta por causas naturais ou crenças religiosas.

Referências

Marcondes, Danilo, 1953 O surgimento da filosofia na Grécia antiga. In: Marcondes, Danilo. Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. Rio De Janeiro: Jorge Zaher Ed, 2010.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (69.3 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com