TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS PSICOLOGIA ANHANGUERA

Por:   •  12/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  654 Palavras (3 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 3

        Introdução

Este trabalho tem  com objetivo descrever o aprendizado a partir das aulas da matéria de Psicologia Juridica.

O que estou levando para minha pessoal e profissional das aulas de Psicologia Jurídica?

Galileu Galilei concluiu em seus estudos que a terra girava em torno do sol e não o sol que girava em torno da terra, Galileu foi perseguido pela Inquisição e foi acusado por heresia.

        Charles Robert Darwin  Apresentou a Teoria da Evolução onde nossos ancestrais foram uma espécie de primatas.

        Sigismund Schlomo Freud observou que a mente humana é formada de consciente, pré-consciente e inconsciente, após essa descoberta ele descobriu a psicanálise.

          O direito pertence ao mundo do dever ser, criação dos homens, o objetivo, dita princípios de finalidades (leis) e moral.

        Já a psicologia pertence ao mundo do ser, estuda o que é inerte ao homem, o subjetivo, estuda princípios de finalidades e ética.

        Com base nesse estudo podemos perceber que o direito e a psicologia se completam, mas infelizmente as pessoas não tem consciência da importância da psicologia para o direito.

Vou falar um pouco sobre “O poder do inconsciente” , Freud concluiu que os processos mentais não acontecem por acaso, ate mesmo os comportamentos mais surpreendentes tem algum motivo para explicar por que se comportou daquela maneira.

Freud desenvolveu um modelo do aparelho psíquico, ele é composto por 3 parte: Id, Ego e Superego.

        Desenvolvimento psicossexual: Freud dividiu o desenvolvimento psicossexual em 5 fases, são elas : oral, anal, fálica, latência e genial.

        O contato com essas informações me fez agir de forma diferente, pois, eu tenho 2 sobrinhos que moram na casa ao lado da minha, e depois deste estudo passei a trata-los de forma diferente, incentivando eles a fazerem coisas certas, como por exemplo bato palmas quando jogam lixo na lixeira e arrumam o quarto, e também sou mais imparcial quando preciso resolver um conflito dos dois.

        Pensando por outro lado, eu não imaginava que o desenvolvimento humano funcionasse dessa maneira, e sempre pensei que as pessoas eram boas ou ruins por que nasceram assim, nunca imaginei que alguma situação vivida na infância pudesse desestruturar a vida adulta.

        Transtornos mentais e doença mentais

Os transtornos podem ser divididos em : Neurótico, psicótico e psicopatias.

Neuróticos e loucos para mim sempre foram sinônimos, após esse estudo pude perceber que neuróticos são pessoas normais que passam por problemas relacionados a situações diversas e que tem consciência que não está tudo bem.

Psicóticos são pessoas que não tem noção do que fazem, a pessoa perde o contato com a realidade.

Já os psicopatas ou sociopatas, são pessoas que tem sã consciência do que está fazendo mas se sente muito atraído pelo que é perverso e sente prazer em fazer o mal não sentem afeto pelo outro, não suportam frustrações e costumam ser violentos.

Imputabilidade, semi-imputabilidade e inimputabilidade, capacidade de responder pelos atos, capacidade parcial de responder pelos seus atos e incapacidade de responder pelos seus atos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (46.8 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com