TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adote um calouro

Por:   •  22/9/2015  •  Resenha  •  2.414 Palavras (10 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 10

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho foi planejado pelas alunas do curso de Psicologia da Universidade Luterana de Palmas – TO, matriculadas às disciplinas de Dinâmica de Grupos, Psicologia Comunitária e Intervenção em Grupos. O projeto foi planejado pelas professoras das referentes disciplinas, com intuito principal, integrar calouros e veteranos. A proposta foi, à escolha de um grupo na comunidade, seja escola, igreja, instituições públicas ou privadas para realizar observações e propostas de intervenções no que se ver necessário.

Diante do que foi sugerido, ficou decidido pelo grupo visitar uma escola pública estadual da capital Palma, o Colégio Estadual Criança Esperança, localizado na região norte da cidade. Na primeira visita, houve uma conversa com o diretor, onde foi percebido pelo grupo uma boa recepção. Nesse momento, objetivou entender o funcionamento da escola, pois a ideia inicial seria observar os colaboradores que faziam parte da instituição, identificando suas necessidades para que fossem criadas estratégias para sanar as demandas levantadas por eles. O diretor ficou muito animado com o desenrolar da conversa liberando o espaço físico da escola para que fossem realizadas as observações e intervenções sempre que necessário.

Na discursão interna do grupo, após a primeira visita, foi possível perceber que talvez pudesse ter tido a criação de uma grande expectativa por parte do grupo, a qual também foi transferida para o diretor. A ideia à cima talvez tenha sido mal expressada, pois ao parar para analisar com detalhes, ficou entendido que talvez não fosse possível alcançar o objetivo proposto anteriormente, em relação ao surgimento de algumas necessidades que não estariam ao alcance do grupo, caso dependessem de questões burocráticas.

Em uma segunda visita, ao conversar com o diretor sobre a ideia anterior, foi explicado que, como estudantes ainda não seria possível a realização de uma intervenção tão complexa, que não seria bom começar um trabalho e deixá-lo a desejar. Durante a discussão, a professora Marlúcia que ministra a disciplina de português para as turmas de 1º, 2º e 3º ano do ensino médio sugeriu que fosse feito um trabalho com as turmas de 3º ano, segundo ela, existe uma grande preocupação em relação às expectativas desses alunos, pois não sabem o que vão fazer após concluírem o ensino médio, trabalhar, faculdade, cursinho, alguns ainda brincam que não vão fazer nada.

Em estudos e análises do que poderia ser feito para ajudar esses alunos que apresentavam certa dificuldade em visualizar o futuro após a sua saída do ensino médio, ficou decidido que o trabalho seria feito com a turma do 3º ano. Para isso, foram aplicados testes vocacionais que segundo Bastos (s/d), visa auxiliar os indivíduos no processo de escolha profissional. Após a aplicação dos testes, a profissão que mais se repetiu nos resultados dos alunos, foi apresentada a eles características da profissão, suas demais nos dias atuais, quais as universidades que disponibilizam o referente curso no estado do Tocantins.

O principal intuito foi de instigar o aluno a querer conhecer o mundo universitário, conscientizando-os que eles são os profissionais do futuro, e que as demandas de cada profissional são grandes, e eles somariam aos profissionais que já existem atualmente.

Na terceira visita, foi escolhida de forma involuntária uma das turmas do 3ºano do Ensino médio. Acompanhadas pelo diretor, com o consentimento da professora, o grupo foi apresentado à turma, e então foi exposta a eles a ideia da intervenção, o que seria feito e a importância de todos estarem participando. Os alunos se mostraram bastantes interessados durante a exposição das ideias, deixando o grupo ainda mais animado. Era uma turma bastante ansiosa, que esperavam logo pelo resultado dos testes. Perguntavam muito em relação ao vestibular e a faculdade. Era perceptível que a turma toda queria saber qual a profissão certa para eles. Com o consentimento do diretor, da professora e dos alunos da escola, foi concluída a intervenção.

O objetivo desse projeto é de acolher os calouros ajudando-os no que for necessário com relação à vivência acadêmica, trabalhar em prol de despertar interesses, de participar de intervenções realizadas a campo, abrindo horizontes em relação à psicologia e proporcionando certo conhecimento da prática do psicólogo.

Com tudo, o objetivo das intervenções realizadas foi de tentar despertar nos alunos do 3º ano, o interesse em buscar o que pretendem fazer ao concluírem o ensino médio, facilitar a percepção de motivações e interesses envolvidos na escolha, criar oportunidades para que o jovem expresse seus sentimentos e expectativas em relação ao vestibular; facilitar a escolha consciente em direção à realização profissional. Ao concluir as intervenções, foi alcançado o objetivo proposto, segundo relato dos alunos sobre suas expectativas, todos ficaram satisfeitos, querendo que fosse feitos outros tipos de testes e dinâmicas para melhor orientá-los fazendo com que eles se sintam mais seguros.

2. METODOLOGIA DE INTERVENÇÃO

Para o presente trabalho, foi selecionado um colégio público para observação e intervenção, o Colégio Estadual Criança Esperança, localizado no Plano Diretor Norte de Palmas. Foi selecionada de forma involuntária uma das turmas do 3º ano do ensino médio, um grupo composto por 29 componentes, com características homogêneas, alguns alunos são mais recatados e outros mais espontâneos, compostos pelos gêneros masculino e feminino, com idades entre 16 e 18 anos.

Aconteceram 05 intervenções, cada uma de aproximadamente 45 minutos. Na primeira intervenção houve uma conversa com os alunos e com a professora da disciplina de Português, que foi o horário cedido para a realização das mesmas, onde eles fizeram perguntas sobre o que seria feito e etc. Então foi explicado a eles que ocorreram observações no decorrer de algum tempo e que seriam realizadas intervenções com base no que foi observado.

Na segunda intervenção foi aplicada a dinâmica de quebra gelo, chamada “Caminhos Profissionais”, onde o objetivo dessa dinâmica é estimular os valores pessoais dos participantes para que encontrem dentro de si o que realmente almejam para sua carreira e para estimular a intimidade entre o grupo que ali estava para realização da intervenção e os alunos.

O terceiro encontro foi iniciado com uma conversa, onde foi perguntado a eles que profissão gostaria de ter, se o vestibular que vão fazer é pra o que realmente querem e se os pais influenciam em suas escolhas. Após esse momento, didaticamente, foi explicado a eles o teste vocacional que seria aplicado e como preencher o mesmo. Quando todos finalizaram, os questionários foram recolhidos. Foi explicado que os resultados seriam entregues no próximo encontro. E que após obter os resultados, a profissão que mais se destacasse diante do mesmo, seria estudado pelo grupo e apresentado, no último encontro, uma mine palestra. Que poderiam levar perguntas/dúvidas para que fossem respondidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (128.5 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com