TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise do Comportamento

Por:   •  11/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.176 Palavras (5 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL

CAMPINAS - SP UNIDADE 3

PSICOLOGIA

Avaliação Psicológica II (Projetiva)

Prof. Marcelo G. Chioddi

Portfólio

Diego Ricardo                RA: 8074830653

Campinas - 2016

QUESTÕES

Questões:

  1. O que é Avaliação Psicológica?

Res: É um processo que todos os psicólogos utilizam independente da abordagem, a avaliação psicológica é realizada através de um ou mais testes psicológicos, variando da necessidade de intervenção do Psicólogo.

  1. Qual a diferença entre Avaliação Psicológica e Testagem Psicológica?

Res: A avaliação é um processo mais amplo de inteiração com o cliente, enquanto a testagem psicológica é um resultado de teste com margens para o erro, um exemplo de utilização seria em entrevistas de emprego com a aplicação do paleográfico.

  1. Quais instrumentos podem ser utilizados, considerando os diversos contextos e objetivos da avaliação psicológica?

Res: deve-se levar em consideração 5 elementos primordiais para a aplicação sendo estes:

  1. Contexto que a avaliação será inserida, pois irá facilitar os métodos que serão utilizados de forma mais adequada;
  2. O que se espera da avalição psicológica;
  3. Informações psicológicas que serão investigadas, isto pode ser realizado através de coletas de informações com dinâmicas, testes projetivos e psicométricos;
  4. Adequar os métodos ao cliente investigado, podendo-se redefinir sua opinião e utilizar novos métodos;
  5. Trata-se das condições, métodos e do operacional do instrumento de avaliação, pois se é indicado o levou ao resultado e o primordial é realizar todos os testes dentro do embasamento da ética.

  1. Quais testes psicológicos são indicados para utilização em avaliações psicológicas?

Res: Não a indicação de testes para a utilização das avaliações psicológicas, cabe o Psicólogo analisar qual será o melhor instrumento a ser utilizado e qual o objetivo que ele espera do mesmo.

  1.  A equipe de psicologia tem autonomia para decidir sobre a escolha mais adequada dos testes para avaliar o perfil exigido pelo cargo?

Res: Sim, pois conforme o art. 11 da Resolução de 002/2003, a condição para uso do instrumento deve ser considerada pelo profissional e o mesmo deve analisar o contexto para aplicação correta, assim o mesmo tem total autonomia para decidir qual teste utilizar, uma vez que toda a responsabilidade será do mesmo.

  1.  A aplicação de testes psicológicos de forma coletiva tem a mesma eficácia e validade que a aplicação de testes psicológicos realizada de forma individualizada?

Res: Não a bases teóricas para dizer que uma tenha mais eficácia que a outra, porem como dito na resposta anterior, é de responsabilidade do Psicólogo a forma de aplicação do teste e seus objetivos, seguindo o manual do teste.

  1. Quais os principais cuidados que o psicólogo deve ter na escolha de um teste psicológico?

Res: É de primordial importância que o Psicólogo acesse através de uma consulta ao site do CFP se o teste que será aplicado é aprovado pelo mesmo, bem como consultar também o manual do mesmo para analisar se objetivo será alcançado.

  1. Quais são as condições técnicas para que um teste psicológico tenha parecer favorável do Conselho Federal de Psicologia?

Res: Para que o teste tenha a aprovação do CFP, o mesmo deve conter 4 quesitos básicos em seu manual de acordo com o Anexo 1 da Resolução 002/2003, sendo estes a especificação do que se pretende avaliar, a literatura característica da área, um estudo brasileiro que apresente características positivas sobre o teste e pôr fim um estudo com precisão de 0.60 para os resultados.

  1. Os testes psicológicos podem ser aplicados de maneira diferente daquela que consta em seu manual?

Res: Não de forma alguma, pois de acordo com o CFP não seria tangente mudar os procedimentos dos testes, pois isso implicaria no resultado cientifico que mesmo pode apresentar, além de que isso pode envolver questões éticas de mal-uso do teste, visto que fica registrado a utilização do mesmo pelo profissional.

  1. Os testes psicológicos podem ser utilizados por profissionais de outras áreas, em pesquisas acadêmicas?

Res: Não, pois os testes são de uso do psicólogo e o mesmo pode ser utilizado por um docente com formação em Psicologia para ensino aos alunos do curso com a finalidade dos mesmos obterem conhecimento de Psicométrica e estática.

  1.  É possível utilizar um teste psicológico que não esteja na relação divulgada pelo CFP?

Res: Não, pois isso seria falta de ética para o CFP, serio o mesmo caso de alterar o método de aplicação dos mesmo que lá contem.

  1. Quais os problemas frequentemente identificados pelas Comissões de Orientação e Fiscalização (COFs) e as possibilidades de solução?

Res: Um dos problemas mais frequentes é o mal-uso e o respectivo conhecimento necessário para seguir as etapas necessárias, bem como chegar ao objetivo proposto.

  1. Como é feita a avaliação psicológica para porte de armas?

Res: Essa avaliação e feita mediante a Policia Federal, onde a mesma possui uma comissão responsável pelo credenciamento e aprendizagem do profissional.

  1. Segundo a Resolução nº 010/2009, que altera a nº 018/2008, quais são os casos previstos em lei, em que não se faz necessário o credenciamento para porte de armas junto à Polícia Federal?

Res: É aplicado apenas ao psicólogo inscrito no CRP de sua região, pois isto mostrada que o mesmo atua e tenho pleno conhecimento dos materiais utilizados, bem como sua aplicação e também e necessário que se tenha 2 anos de inscrição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (123.7 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com