TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise do Comportamento

Por:   •  29/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Este estudo teve por objetivo trabalhar a fobia de altura em um paciente de 19 anos de idade, solteiro, com ensino médio completo. Foi utilizado o método de Dessensibilização Sistemática para diminuir o medo que o paciente apresentava em diversas situações que envolviam o estimulo fóbico

Participante

T. Oliveira (nome fictício), 19 anos, solteiro, com ensino médio completo. Apresentou as seguintes queixas: precisava realizar um intercâmbio, mas seu medo de altura não o deixava entrar no avião e completar seu sonho.


Procedimento

 T. Oliveira veio me procurar alegando não conseguir passar do saguão do aeroporto, pois já se lembrava da altura em que o avião poderia ficar. Faltando apenas três meses para a sua tão esperada viagem propus a ele que utilizássemos da dessensibilização sistemática.

Na primeira sessão lhe mostrei um quadro com as intervenções que seriam feitas e seus seguintes objetivos:  

 

Estratégia

Objetivos

Tarefa de casa (Del Prette & Del Prette, 1999)

Registrar a frequência dos comportamentos referentes à fobia de altura, tais como se aproximar de janelas que ficassem mais elevadas, andar em elevadores de vidro ou até apenas conversar sobre altura.

Educação sobre ansiedade

Ensinar ao paciente o que é ansiedade, a perceber seus comportamentos ansiosos, bem como discriminar as situações em que eles ocorrem.

Respiração diafragmática (Oliveira & Duarte, 2004)

Ensinar o paciente a controlar sua ansiedade por meio da respiração diafragmática, bem como explicar a importância de se manter calmo diante de situações aversivas relacionadas à altura.

Dessensibilização sistemática

Eliminar respostas de ansiedade e esquiva diante de altura, principalmente, estímulos aversivos ao paciente, através da apresentação de cenas reforçadoras e aversivas, simultaneamente.

Exposição ao vivo (Zamignani, 2004)

Expor diretamente a participante às situações aversivas em relação à altura, as quais caracterizam seu comportamento fóbico, eliminando respostas de esquiva e ansiedade.

Na segunda sessão pedi para que Oliveira fizesse uma escala de ansiedade.

Cena

Ansiedade

Se aproximar de uma janela no primeiro andar

1

Andar em um elevador de vidro até o segundo andar

3

Ir à sacada de uma varanda do terceiro andar

5

Falar em altura

7

Andar de avião

10


Ao todo foram 20 sessões de 20 minutos. Ao longo das sessões foram realizadas as atividades que deixavam T. Oliveira em pânico. Gradualmente fui apresentando as situações ao paciente para que ele pudesse superar a fobia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (57.7 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com