TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do Comportamento

Por:   •  26/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.619 Palavras (7 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

CAMPUS PARAÍSO

PSICOLOGIA

ANA PAULA

JEAN

ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO

Psicologia Geral/Experimental

SÃO PAULO

2015

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

CAMPUS PARAÍSO

PSICOLOGIA

ANA PAULA DA SILVA RA: C18GIH-7

JEAN CARLO RA: C20AEC-0

ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO

Psicologia Geral/Experimental

        

Relatório apresentado à disciplina Psicologia Geral/Experimental do curso de Psicologia da Universidade Paulista – UNIP, como requisito parcial para obtenção de nota, sob orientação da Profª. Yuristella Yano.

SÃO PAULO

2015


Resumo

O presente trabalho é sobre o comportamento de um rato albino virtual, Sniffy, o qual foi estudado e analisado segundo a teoria da Análise do Comportamento do psicólogo americano B. F. Skinner. O experimento teve como objetivo a aplicação de alguns conceitos descritos pelo autor, que são: O Nível Operante, Reforçamento Continuo, Modelagem, Extinção do comportamento e Discriminação. O objetivo do experimento era fazer com que o rato pressionasse uma barra dentro de uma gaiola controlada em ambiente de laboratório (também virtual) para receber alimento. Logo após a aprendizagem de tal comportamento, o rato foi submetido à extinção, ou seja, seu comportamento de pressionar a barra não foi mais reforçado para que o animal recebesse alimento.

O trabalho em questão verificou como o sujeito opera sobre o seu ambiente a partir de estímulos inseridos pelos experimentadores e sua resposta operante pode ser observada e analisada.

        

SUMÁRIO

        

Resumo 

1. Introdução.............................................................................................................04

         1.1 Objetivo......................................................................................................04

2. Método...................................................................................................................05

2.1 Sujeito.........................................................................................................05

2.2 Materiais e instrumentos...........................................................................05

2.3 Procedimento.............................................................................................05

3. Resultados............................................................................................................06

4. Discução................................................................................................................11

5. Referências Bibliográficas..................................................................................12

6. Anexos...................................................................................................................13


1. Introdução

O Behaviorismo de Skinner estuda o comportamento humano em função do ambiente. Através da interferência de quem aplica o experimento, é possível observar as mudanças do comportamento do indivíduo. O ambiente é modificado, logo novos comportamentos surgem. De acordo com Skinner, qualquer condição ou evento que tenham algum efeito que se possa demonstrar em relação ao comportamento deve ser considerado.

O programa virtual Sniffy Pro – o Rato Virtual foi utilizado como exemplo de que o comportamento pode ser controlado, modificado ou extinto. O presente trabalho tem por objetivo aplicar todo o conteúdo aprendido em sala de aula em prática. O rato do software de computador Sniffy Pró foi utilizado como sujeito, e outros materiais foram também usados como ferramentas de apoio. As primeiras sessões tiveram duração de 15 minutos, nos quais os comportamentos emitidos pelo rato foram analisados e anotados em folhas de registro. Entre os procedimentos realizados foram feitos: Observação do nível operante, Treino ao comedouro, Modelagem, Reforçamento Contínuo, Extinção e Discriminação. Após a conclusão das sessões experimentais, os resultados foram analisados, calculando a frequência total de cada comportamento, e a taxa foi dividida pelo tempo de duração dos experimentos. Com os dados coletados, foram realizados gráficos que demonstraram os diferentes níveis de comportamento obtidos em cada sessão.

1.1 Objetivos

   Fazer com que os alunos participem da experiência laboratorial, anotando dados importantes referentes ao comportamento do sujeito observado, fortalecendo seu conhecimento teórico, por meio da análise.

2. Método:

2.1 Sujeitos: 

Rato virtual, ingênuo, privado de alimento no início do trabalho de laboratório.

2.2 Instrumentos: 

Pen drive, rato virtual (Sniff Pro), folhas de registro.

2.3 Procedimentos: 

Foram realizadas quatro práticas em laboratório:

A primeira foi à observação do nível operante (NO) e o reforçamento contínuo (CRF), onde anotamos as seguintes respostas em um tempo de 15 min: pressionar, farejar, levantar, limpar - se, beber água, e logo depois calculamos a frequência total de cada resposta e, a taxa de resposta.

   Na segunda observamos as respostas de pressionar a barra em reforçamento contínuo, anotamos, portanto só a quantidade de pressão à barra num tempo de 35 min.

   Na terceira observação foi realizado a extinção de reforçamento contínuo com objetivo de ficar 5 min contínuos sem pressão a barra, no nosso caso aconteceu do min 20 ao 24.

   Na quarta foi realizada a discriminação, que foi dividido em duas colunas, a de respostas em SD e a de respostas em SDELTA, que por meio de alerta sonoro tínhamos q anotar às vezes em que era pressionada a barra em cada resposta, com o objetivo de ficar 5 min contínuos sem pressão à barra no SDELTA, que aconteceu entre os min 21 e 24.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (200.2 Kb)   docx (98.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com