TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do Comportamento

Por:   •  6/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo, apresentar um estudo que tem por finalidade modificar a instalar alguns comportamentos em uma criança diagnosticada com Autismo.

Iremos mostrar os resultados obtidos e considerações que autora evidenciou serem pertinentes.

DESENVOLVIMENTO

  1. Objetivos: O presente trabalho tem por objetivo, modificar comportamentos de uma criança do sexo feminino, com 8 anos, diagnosticada com Autismo. Para isso os procedimentos terão embasamento no método ABA (Applied Behavior Analysis), visando diminuir a ocorrência de comportamentos tidos como inadequados e aumentar a frequência dos adequados. (Priscila)
  2. Intervenção: A experimentadora introduziu o jogo da memória, cujo objetivo era a criança conseguir jogá-lo compreendendo as regras propostas.

Inicialmente foram introduzidos somente três pares de figuras (animais) para que a criança compreendesse a dinâmica do jogo. Conforme ela memorizou essas figuras, novos pares de figuras diferentes foram apresentados à criança. Em determinado momento, outras duas crianças que não possuíam diagnóstico de

Quando a criança conseguia fazer o pareamento das figuras, o comportamento era reforçado através do jogo quebra-cabeças, que era preferência da criança. Em contrapartida, nos momentos que o sujeito emitia comportamentos de gritos, recusa em realizar a atividade, este comportamento era extinto pela pesquisadora, que ignorava o comportamento, além de retirar o brinquedo de preferência do sujeito. (Maria Flor)

  1. Resultados/ Considerações Finais: Segundo a autora, os resultados obtidos foram positivos, visto que a criança atingiu os objetivos, compreendeu o jogo e suas regras, além de ter interagido com outras crianças. Este último fato evidencia que mesmo crianças portadoras de autismo, podem exercer interação social.

Os comportamentos inadequados foram extinguidos, a medida em que a criança foi compreendendo o funcionamento dos jogos. Tal fato mostra que essas crianças podem aprender novas atividades e novos comportamentos que facilitem sua inserção em sociedade. (Maria Carolina)

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

CHECCHIA, Maísa N. P. O autista e a Análise Aplicada do Comportamento: quais as possíveis melhorias na qualidade de vida dos portadores e dos familiares a partir de uma proposta de intervenção?,2009.Disponível em: https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0BwPM8SjSJRhTdThtZmNMTWZsNTA/edit. Acesso em: 20/03/2016.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (108.1 Kb)   docx (193.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com