TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do Comportamento na Educação

Por:   •  2/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA

Instituto de Ciências Biológicas e Saúde

Curso de Psicologia

Análise do Comportamento na Educação

Antônio Castro

Belo Horizonte

2015

Estudo do comportamento das plantas

[pic 1]

Objetivo

Criar uma proposta inovadora, retirando os alunos da sala de aula, para apresentar o tema de estudo de uma forma interessante e prática, oferecendo uma melhor forma para os alunos entenderem que os seres vivos vão além dos animais.

Onde foi aplicado

Alunos da professora Patrícia Bastos, turma do 2º ano, ensino fundamental da Escola EMEF Suzet Cuendet, Vitória, ES.

Método

O método foi através da observação e investigação do comportamento das plantas.

Motivo

Os alunos não tinham dificuldades em dizer que animais de estimação eram seres vivos, porém as plantas eles não consideravam como seres vivos, pois não se mexiam espontaneamente e não saiam do lugar.

Segundo Piaget no livro A Representação do Mundo na Criança, em geral, crianças com idades entre 8 e 10 anos acham que só é vivo aquilo que tem movimento próprio e espontâneo.

Planejamento

1 – Propor que os alunos anotem as diferenças entre algo com ou sem vida.

2 – Explicar que, para chegar a uma definição de ser vivo, os pesquisadores observaram - e ainda observam - o que ocorre na natureza. Assim como os cientistas, os estudantes também devem coletar informações sobre os elementos que irão observar.

3 – Os alunos devem registrar, com anotações e desenhos, como estão os elementos observados e ao fim de cada semana, eles deverão escrever um breve relatório, detalhando as mudanças e comparando com as hipóteses iniciais.

4 – Depois de um mês, promover um debate para socializar as conclusões dos alunos. Explicar que, de forma geral, os seres vivos se diferenciam dos objetos inanimados por serem capazes de agir ou reagir diante das circunstâncias do ambiente. Aprofunde a reflexão discutindo sobre as necessidades básicas dos seres observados.

5 – Utilizando do material didático, pedir que os alunos leiam uma definição tradicional de ser vivo (organismo que "nasce, cresce, se reproduz e morre"). Quais desses processos foram vistos no experimento? Com o apoio da leitura, discuta com a turma como eles ocorrem em animais e vegetais.

6 – Pedir que os alunos escrevam uma síntese do mês de observações e explicar as transformações ocorridas no período. Nessa produção, verificar se eles conseguem descrever as principais características dos seres vivos, se diferenciam plantas e animais e se correlacionam o crescimento das plantas aos estímulos ambientais.

Fundamentos da análise do comportamento

Para o Behaviorismo Radical, a aprendizagem envolve mudança de comportamento e muda a maneira dos aprendizes perceberem as coisas.

Através da experimentação, eles foram motivados a aprenderem mais sobre os seres vivos e compreender que os vegetais também são seres vivos.

Por meio de desenhos, os alunos comparavam semanalmente o crescimento dos vegetais. E por meio de analise comparativa dos desenhos, puderam constatar o crescimento das plantas, como a couve e alface, e entender o papel de suas partes – a raiz que retira do solo os nutrientes e água; e as folhas que aproveitam a energia do sol para realizar a fotossíntese.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (139 Kb)   docx (57.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com