TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do filme: Como estrelas na terra

Por:   •  27/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.690 Palavras (11 Páginas)  •  657 Visualizações

Página 1 de 11
  1. Análise do Filme

O filme é retratado na India, em que, o foco inicial é o desenvolvimento escolar atípico do menino Ishaan, o filho mais novo de uma família.

Ishaan é um menino de aproximadamente 9 anos, muito criativo, espontâneo e esperto, que, está cursando a 3º série pela segunda vez, por apresentar dificuldades na leitura e escrita (troca as letras).

    A escola inicial de Ishaan é uma instituição cheia de regras. Nas primeiras cenas, podemos notar que os alunos usam uniforme, cor do ténis padronizado e há uma exigência para que, eles estejam sempre limpos. O professor é a autoridade maior, aquele que passa determinado conteúdo para os alunos, a maneira como deve ser feito, e o que é esperado do aluno. Uma das cenas que demonstra este autoritarismo, é quando a Professora de Ishaan, pede para ele ler o poema, e ele diz que não consegue porque, “as letras estão dançando” e ele, acaba fazendo um barulho alto com a boca, que tira a atenção dos outros alunos; e a professora bem furiosa grita com ele e o retira da sala de aula.  O fato do garoto ser expulso da sala de aula, significa que, Ishaan não emitiu o comportamento que era devido e esperado pela professora. De acordo com Saviani,(1999) A escola inicial de Ishaan segue uma “teoria educacional não crítica”, em que a função da escola é de formar indivíduos eficientes na sociedade, para isto há uma  metodologia tradicional, a educação como instrumento de equalização social, impondo aos alunos uma ideologia, padronizando os seus  comportamentos, para que assim, este seja modelado as regras e condutas escolares que consequentemente refletem nas áreas sociais e culturais.

A escola que segue a teoria educacional não critica, acaba por olhar para o aluno como um  todo e nao individual, então a professora, ao invés de acolher a dúvida de seu aluno e  investigar o o porque das “letras estarem dançando”,  retira o menino da sala de aula, o que gera nele cada vez mais desinteresse nas disciplinas já que nao há uma compreensão de sua dificuldade. Saber ler e escrever é imprescindível na escolarização de uma criança, pois é por meio da escrita que a cultura é passada e introduzida a criança. O processo de escrever exige esforço e atençao do professor e aluno, a maioria das vezes o contéudo e o material que auxiliam neste processo é externo ao contexto e temas e naturais da que rodeiam o aluno, o que torna este aprendizado da escrita  mecânico, repetitivo,  muitas vezes apenas uma cópia e assim  futuramente passa a ser uma habilidade mais técnica do que natural. (Vigostky, 1991 pag 70)

Após terminar a aula que foi expulso, Ishaan volta para a sala de aula, e lembra-se que não realizou a tarefa de casa, e nem deu o seu boletim escolar para que seus pais assinassem, com medo ele foge da escola e vai dar uma volta pela cidade. Isto mostra mais uma vez a rigidez  da escola de Ishaan que coloca-o medo e faz com que o garoto perca cada vez mais o interesse pela escola e pelos estudos. A família do menino é muito rígida, seus pais cobram ele o tempo todo das tarefas escolares, comparando-o com seu irmão mais velho, que é um excelente aluno, algum deslize seu pai é agressivo e ofende o garoto. Após seus pais descobrirem a ausência de Ishaan na aula, informam a escola e há uma reunião escolar com a família do garoto. Há diretora diz sobre o seu comportamento em sala de aula  e as as queixas das Professoras que diz que Ele é: preguiçoso, desinteressado e desatento. A diretora afirma que se ele continuar assim será expulso da escola.

Tanto os pais quanto a escola, olham apenas para os comportamentos negativos e a dificuldade académica de Ishaan, comparando-o com outras crianças, mas não dão atenção  ao fato dele ser uma criança totalmente alegre, feliz, ativa, criativa,  esperta, dinâmica, social, com habilidade para desenhar, pintar entre outras, que podemos ver nas cenas em que o garoto está em casa, assim, de qualquer forma os pais querem regularizar o comportamento do filho, principalmente o académico e então optam por, retirar o menino da escola atual e coloca-lo em um colégio interno. O que gerou uma grande angustia em Ishaan, já que ficará longe de sua família, amigos e da sua liberdade, tendo que encarar tudo novo e sozinho, a ida para o colégio interno, ao invés de ajudar Ishaan em seu desenvolvimento acaba por ser ruim, já que o ambiente em que ele está nao é envolvente e está ali contra a sua vontade para Vygotsky(...) o ser humano é um produto sociocultural, ou seja para que haja desenvolvimento é preciso o envolvimento social e a aprendizagem da criança ocorre e é suportada por um contexto social envolvente.

O colégio interno que Ishaan passa a fazer parte, é cheio de regras, podemos notar isto nas cenas em que, mostra o diretor impondo o horário de acordar, comer e dormir, e tbm nas cenas de sala de aula podemos notar que  professores diferentes seguem o mesmo método de ensino, tradicional e padronizado. De acordo com Saviani(2000) a escola segue uma “teoria educacional nao crítica”-tecnicista, que  o que importa é aprender para fazer, ou seja o individual, o desenvolvimento do subjetivo é deixado de lado podemos ver isto em uma cena em que professor na aula de artes faz com que os alunos copiem as formas geográficas que estão no quadro, ou seja a criatividade do aluno até mesmo na aula de artes é inibida.   A função da escola segue uma metodologia tecnicista  é a de formação de indivíduos eficientes, para o aumento da produtividade social, associado diretamente ao rendimento e capacidades de produção capitalistas podemos notar em  uma cena na sala dos professores, um deles diz os três princípios da escola: ordem, disciplina e trabalho  está metodologia de ensino e esses princípuos consequentemente forma alunos cada vez mais competitivos, metódicos, limitando o   desenvolvimento de seus próprios potenciais, gerando um sentimento de baixo autoestima, submissão, medo de errar. A escola também exige dos alunos que eles sejam os melhores, isto é bem enfatizado pelos profesorres, e o que nao se enquadra está fora.

Dia a pós dia a essência inicial de Ishaan feliz, alegre e criativo estava cada vez mais inibida,  Ele passa a ser uma criança mais apática, triste, isolada, até a sua habilidade e gosto pela pintura acaba deixando de lado. Podemos perceber isto, na cena em que aos seus pais chegam para visita-lo, ele começa a chorar e correr  desesperadamente na quadra da escola ou seja, sinalizando um pedido de ajuda, também na sala de aula ele é muito sozinho e quieto, acaba por conversar apenas com seu amigo de mesa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (124.7 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com